Governo do Ceará amplia leitos de UTI no interior para atender pacientes com Covid-19

Além dos 20 novos leitos que serão abertos em Sobral, governador Camilo Santana anuncia mais unidades para o Cariri.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 Min Read
- PUBLICIDADE -

Diante do avanço dos casos de Covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus), o Governo do Ceará irá expandir os leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) para o interior do Estado. Nesta quarta-feira (24), em conversa com a população nas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou mais 20 leitos para o Hospital Regional Norte, em Sobral, e a ampliação também para o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. As duas áreas são as mais afetadas no interior do Ceará pela pandemia.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Já criamos 105 leitos de UTI no Hospital Regional Norte, mais dez no hospital municipal e dez na Santa Casa. Há ainda outros dez em Tianguá. Nossa meta é que até sexta-feira (26), mais 20 leitos sejam abertos em Sobral. Ao todo, serão 125 leitos de UTI só no Hospital Regional Norte”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Sobral

O governador se reuniu na tarde desta quarta-feira (24) com o prefeito Ivo Gomes para avaliar as ações contra a pandemia no município. “Sobral chegou ao pico, se estabilizou e há uma tendência de queda. Amanhã (quinta-feira), será divulgada a primeira fase da pesquisa de soroprevalência do município. Isso será fundamental para nos auxiliar nas tomadas de decisões nesse enfrentamento”, disse Camilo Santana.

Ele também anunciou a descentralização dos exames nas duas regiões mais afetadas no interior. “Vamos iniciar a testagem do vírus com o Laboratório Central (Lacen) no próprio município. A ideia é montar um em Sobral e outro em Juazeiro do Norte para a realização dos testes RT-PCR”, afirmou. A ampliação da testagem é apontada por epidemiologistas como a maneira mais eficaz de mapear o avanço da doença e planejar ações de combate ao vírus. No Brasil, o Ceará é o estado realiza mais testes na população. Ao todo, já foram aplicados mais de 240 mil.

Juazeiro do Norte

Em isolamento social rígido desde o início desta semana, Juazeiro do Norte receberá novos leitos de UTI. De acordo com o governador, a abertura das vagas será discutida em reunião com o prefeito da cidade, Arnon Bezerra, em reunião na próxima quinta-feira (25). “Nossa meta é que no Cariri sejam abertos dezenas de leitos. Trinta no Hospital Regional do Cariri e mais 20 em hospitais filantrópicos e privados da região”, anunciou.

Fortaleza

Com velocidade decrescente na contaminação, nos internamentos e nas mortes provocadas pela Covid-19, a Capital segue sendo monitorada pela equipe técnica da Secretaria da Saúde do Governo do Ceará. O governador pediu à população que continue cumprindo o decreto de isolamento social. “Não voltamos à normalidade, a pandemia continua. E em outras regiões do País, avança fortemente. Então, quero pedir para que vocês cumpram o decreto. E é fundamental o uso de máscara em todo o Ceará”, disse.

Além das ações na área da saúde, o governador irá anunciar, também na quinta-feira, novas medidas de apoio à retomada da economia cearense. “Estamos preocupados com os empregos, então pensamos em medidas para que a retomada se dê de forma rápida, com diálogo e parceria entre o poder público e o privado no Ceará”, concluiu.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!