25.1 C
Itapipoca

Nós Itapipoca

Educação infantil privada, pequenos eventos e equipamentos culturais e esportivos terão atividades retomadas em setembro

De acordo com Camilo Santana, o retorno dessas atividades está condicionado a um rigoroso protocolo de segurança sanitária e capacidade reduzida, inicialmente. Creches e pré-escolas terão 30% do total de vagas e serão obrigadas a ofertar também ensino remoto.

mais lidas

Homem é preso após tentar roubar supermercado no Centro de Itapajé

O homem foi imobilizado por um funcionário do estabelecimento até a chegada da Polícia Militar.

Coronel Márcio Oliveira é empossado novo comandante geral da Polícia Militar do CE

O anúncio do novo comandante ocorreu no dia 11 de setembro, um dia após o governador Camilo Santana empossar Sandro Caron como novo gestor da pasta da Segurança Pública.

Ministério Público recomenda que Prefeitura de Itapipoca regularize transporte utilizado por conselheiros tutelares

Ministério Público recomenda que o prefeito, João Barroso, regularize, no prazo de 45 dias, a situação do transporte utilizado exclusivamente pelos conselheiros tutelares de Itapipoca.

Homem é preso suspeito de tráfico de drogas em Itapipoca

Suspeito foi preso na noite de sexta-feira (11), no Bairro Cruzeiro.

O novo decreto estadual que delibera sobre a retomada das atividades econômicas no Ceará, que passará a valer a partir da próxima segunda-feira (31), traz a autorização para o retorno de novas atividades nos municípios que já cumpriram a Fase 4 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, informou o governador Camilo Santana, nesta sexta-feira (28), ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o documento, a partir do dia primeiro de setembro os estabelecimentos privados de Educação Infantil (creche e pré-escola) já podem retornar. Nesse início, a capacidade será para 30% das crianças e as unidades devem dar aos pais a opção pelo ensino remoto. Também ganham permissão para funcionar teatros, museus, bibliotecas e cinemas com 35% da capacidade. Atividades esportivas em locais abertos, como por exemplo areninhas e quadras esportivas, passam a ser permitidas. Por fim, a partir do dia 14 de setembro, pequenos eventos (com até 100 pessoas) estão liberados. Todas essas medidas são válidas para Fortaleza e os municípios da Macrorregião de Saúde de Fortaleza, que já cumpriram a Fase 4 do plano de retomada, e devem seguir um rigoroso protocolo sanitário.

Camilo Santana destacou que a liberação dessas novas atividades se deu após aval do Comitê Científico que acompanha a pandemia no Estado. “Nós discutimos dentro da orientação dos especialistas a situação da pandemia e definimos as decisões em relação ao novo decreto. Sempre temos nos pautado pelos dados científicos e com muita precaução a retomada das atividades econômicas. As medidas sempre foram tomadas ouvindo os especialistas, com prudência e responsabilidade. Estamos avançando bem no Ceará na retomada da economia e sempre melhorando os números em todas as macrorregiões”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sobre outros segmentos e até mesmo parte dos que foram autorizados neste decreto, o governador informou que “todas as outras atividades, escolas públicas e demais séries das escolas privadas serão avaliadas no decorrer da semana pelo Comitê, sempre com muita prudência, respeitando a vida das pessoas”.

Cuidado

A cada dia que passa os números no Ceará, especialmente na Capital, melhoram e dão segurança para que as atividades econômicas sejam liberadas aos poucos. Contudo, para que não se corra o risco de um crescimento de indicadores, Roberto Cláudio pediu a colaboração da população para o cumprimento das regras de convivência social nesse período de pandemia.

“O mais importante de tudo isso é a consciência da gente. Estamos discutindo regras sanitárias, mas é muito importante que na ponta cada um de nós incorpore a responsabilidade de cumprir esses protocolos com muito rigor, que cada cidadão seja o fiscal desses protocolos e que a gente não esqueça que o distanciamento social mínimo e o uso de máscara são atitudes de bom senso. A gente está vencendo semana a semana. Esse plano de retomada sempre é cautelosamente decidido, mas é a força da nossa união, a responsabilidade e a consciência de cada um de nós que é a arma mais importante contra a Covid-19”, ressaltou o prefeito de Fortaleza.

O governador reforçou que é necessária essa atenção aos cuidados para que continuemos avançando e controlando a pandemia. “Há uma grande preocupação e prioridade com a saúde e a vida das pessoas, mas uma forte preocupação com a retomada da economia, o emprego e o trabalho. É por isso que temos feito isso com muita responsabilidade e cautela para que não haja nenhum retrocesso, como infelizmente aconteceu em outros locais do mundo”, pontuou o chefe do Executivo cearense.

Novas fases

O novo decreto estadual traz também as novas fases das macrorregiões do Interior dentro do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais. As macrorregiões de Sobral, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe entram na primeira semana da Fase 4 e a do Cariri passa para a primeira semana da Fase 3.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas notícias

Escolas podem retomar aulas presenciais a partir de 1º de outubro

Instituições públicas e privadas da macrorregião de Saúde de Fortaleza estão liberadas para expandir os retornos, contudo com 35% da capacidade total. A educação infantil passa de 35% para 50% o número de alunos em sala.

Candidatos a prefeito em Itapipoca; veja quem são

Candidaturas ainda dependem de homologação pela Justiça Eleitoral, o que deve ocorrer até 27 de setembro.

Ministério Público recomenda que Prefeitura de Itapipoca regularize transporte utilizado por conselheiros tutelares

Ministério Público recomenda que o prefeito, João Barroso, regularize, no prazo de 45 dias, a situação do transporte utilizado exclusivamente pelos conselheiros tutelares de Itapipoca.

Festival de Dança do Litoral Oeste chega a 12ª edição com transmissão em canal do Youtube

Espetáculos de companhias de dança de Paracuru, Trairi, Itapipoca, Juazeiro do Norte e Fortaleza serão apresentados entre 23 de setembro e 3 de outubro.

Coronel Márcio Oliveira é empossado novo comandante geral da Polícia Militar do CE

O anúncio do novo comandante ocorreu no dia 11 de setembro, um dia após o governador Camilo Santana empossar Sandro Caron como novo gestor da pasta da Segurança Pública.

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!