Bombeiros do Ceará enterram cápsula do tempo com cartas de autoridades e militares para ser aberta em 2051

A peça foi colocada em um receptáculo de concreto localizado a um metro de profundidade, na fachada oeste do “Casarão Vermelho”, e terá sua demarcação feita por um monolito em mármore branca.

Publicidade

Mais lidas

Trinta anos. Essa é a quantidade de tempo que separa esta sexta-feira (6) até o ano de 2051, ano escolhido para a abertura da cápsula do tempo enterrada na manhã de hoje pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O momento também marcou o lançamento da pedra fundamental do museu da corporação, que será instalado no histórico Quartel Central no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. A solenidade integrou o cronograma de atividades em alusão ao aniversário de 96 anos do CBMCE.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a presença de gestores, autoridades e convidados, o ato foi um momento de emoção, no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, o conhecido “Casarão Vermelho”. Entre as pessoas convidadas estava o bombeiro militar cearense mais antigo da corporação, com 90 anos de idade.

Participaram do evento o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Maria Nailde Nogueira; o coronel comandante geral do CBMCE, Ronaldo Roque; o secretário da Cultura do Estado do Ceará (Secult), Fabiano dos Santos Piúba, além de outras autoridades.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“É um braço importantíssimo da Segurança Pública, uma instituição que é um exemplo de excelência, de defesa da sociedade cearense, que tem como lema: ‘vidas alheias e riquezas salvar’. Ela tem a missão que é a mais nobre, que é salvar vidas”, destacou Sandro Caron.

O mais antigo bombeiro militar da corporação

Um dos momentos marcantes da solenidade foi a chegada do 2° tenente da reserva do Corpo de Bombeiros, Raimundo Rodrigues, a bordo de um automóvel modelo Jeep do ano de 1951. Veículo este que deverá integrar o Museu do Corpo de Bombeiros.

O oficial, que atualmente está com 90 anos, percorreu uma carreira de 35 anos que marcou uma trajetória por todos os quadros de graduações militares, até alcançar o posto de oficial no decorrer dos anos 1970.

O tenente levou a bandeira da corporação e entregou nas mãos do coronel comandante geral, Ronaldo Roque. A ação simbolizou a saída do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará da sede do quartel do Comando do Corpo de Segurança Pública (atual sede do 5° Batalhão da Polícia Militar), instituição a qual o CBMCE estava vinculado, entre os anos de 1933 e 1934.

“Olha, a emoção é muito grande.  Eu fui incluído nessa corporação quando era só um ‘quartelzinho’ bem simples”, relembra o oficial. Ele aproveita para descrever o momento: “É um momento que me deixou altamente lisonjeado pelos meus companheiros. Eu me senti muito emocionado com essa homenagem, com essa bandeira entregue ao comandante geral, símbolo do Corpo de Bombeiros”, revela emocionado.

Viagem no tempo

A cápsula do tempo, que será aberta em 2051, foi conduzida por uma comitiva composta por um coronel e um tenente, e por um subtenente e um soldado, o que representaram o primeiro e o último posto da carreira de oficial e a graduação de praças, respectivamente. Já nas mãos do coronel comandante geral, Ronaldo Roque, a peça cilíndrica feita de inox teve a data do selamento e de abertura no futuro gravada em seu corpo.

A peça foi colocada em um receptáculo de concreto localizado a um metro de profundidade, na fachada oeste do “Casarão Vermelho”, e terá sua demarcação feita por um monolito em mármore branca. Em seu interior, há cartas redigidas pelo governador Camilo Santana e por outras autoridades e militares, além de dados importantes como o relatório completo da atuação do CBMCE no desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza. Ao som de uma música composta pelo artista Waldonys, a cápsula do tempo foi colocada na cavidade para ser aberta daqui a 30 anos.

O comandante geral do CBMCE ressaltou a honra de ser comandante da corporação nesse momento. “Participar de uma celebração de 96 anos é memorável. Participar dessa celebração do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará é uma grande honra. No momento, tenho a grata satisfação de ser comandante geral e participar desse momento”, destacou Ronaldo Roque.

Museu do Corpo de Bombeiros

O Museu do Corpo de Bombeiros será instalado no Casarão Vermelho, um prédio histórico e tombado pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), atual sede do Comando Geral do CBMCE. Em breve, a sede da corporação será transferida para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), local que abrigará quatro das seis vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!