Duas mulheres pilotam aeronave em voo inédito realizado pela Ciopaer da SSPDS do Ceará

Durante a formação dos pilotos, várias etapas de treinamento e avaliações são realizadas.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Na manhã deste domingo (11), um voo inédito foi realizado pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Duas mulheres pilotaram juntas uma aeronave durante um voo de instrução. Durante a formação dos pilotos, várias etapas de treinamento e avaliações são realizadas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na aula deste domingo, a delegada Gabriela Lima, pilota-aluna, teve como instrutora a capitão PM Lívia Marinho, que conquistou o título de primeira mulher na condição de piloto em comando de aeronave na Ciopaer, em 2020.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Conforme a capitão PM Lívia, “hoje, com muita alegria, realizei meu primeiro voo de instrução com a aluna, delegada Gabriela, uma profissional exemplar, que correspondeu aos comandos conforme previsto para o nível de desenvolvimento a qual se encontra. Que não sirva apenas de inspiração a outras mulheres, mas a todos os que sonham, que se qualifiquem para assumir o cargo ou o lugar que desejam ocupar, o céu é o limite e Deus é quem nos capacita! Para cima!”, relatou, com entusiasmo, a pilota-instrutora.

A delegada Gabriela Lima, ingressou na Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) em 05 de dezembro de 2016 e passou a integrar os quadros da Ciopaer em 2021. Gabriela relata sua felicidade quando recebeu a notícia de que alçaria outros voos. “Quando soube que iria iniciar meu primeiro voo, por haver chegado esse dia, fiquei extremamente feliz ao receber votos de boa sorte e sucesso de toda a família Ciopaer!”, destacou.

Sobre a instrução de hoje, quando duas mulheres pilotaram uma aeronave, a piloto-aluna ressaltou a importância do seu esforço. “Hoje, tive instrução de voo com a comandante Capitão PM Lívia, que me ensinou a fazer curvas, aumentar e diminuir a velocidade nas curvas, entre outras dicas valiosas. Queremos inspirar outras mulheres, que, com estudo e dedicação, poderão ocupar os espaços que sonharam”, relatou animada a delegada.

A SSPDS e a Ciopaer seguem investindo na formação de seus pilotos, que estão aptos a cumprir as mais diversas missões de Segurança Pública no estado do Ceará, fazendo jus ao lema de “Voar para Proteger e Salvar”.

Primeira mulher a pilotar na Ciopaer

Em 19 de novembro de 2020, a capitão PM Lívia Marinho se tornou a primeira mulher comandante de aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A oficial ingressou na Polícia Militar do Ceará (PMCE) em 2006 e em 2012 passou a integrar a Ciopaer. Em 2020, cumpriu com êxito o treinamento de elevação de nível, conforme o Regulamento de Aviação Brasileiro Civil – RBAC 90 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e tornou-se a primeira mulher a ser piloto comandante na Ciopaer.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!