Ceará obtém autorização do STF para receber recursos dos precatórios do Fundef a serem pagos aos professores

O anúncio foi feito pela governadora Izolda Cela, em transmissão pelas redes sociais.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Os cerca de 50 mil profissionais da Educação que aguardam a liberação do pagamento dos recursos de precatórios do Fundef estão agora mais próximos de receber o benefício. O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, nesta quarta-feira (21), a transferência dos valores para conta específica da Caixa Econômica Federal, controlada pelo Estado. O anúncio foi feito pela governadora Izolda Cela, em transmissão pelas redes sociais, que contou com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os benefícios serão concedidos a professores da rede pública estadual que estiveram em exercício entre agosto de 1998 e dezembro de 2006. Após a efetivação do depósito na conta da Caixa, e a conclusão do cronograma de procedimentos por parte da Secretaria da Educação (Seduc), o dinheiro será repassado imediatamente aos beneficiários.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A fase de recursos termina nesta quinta (22), para que seja fechada a lista final dos que terão direito a receber o pagamento. Em seguida, será divulgado o valor total do abono de cada beneficiário. O prazo para novos recursos dura 24 horas. Até o dia 30 deste mês, saem as listas com os nomes e valores de todos os beneficiários.

“Sabemos que ainda existe um trâmite burocrático, a partir do momento em que a Caixa Econômica recebe a ordem judicial para fazer a transferência. A Seduc vem trabalhando para que tenhamos as condições necessárias para realizar os pagamentos. Estamos cada vez mais próximos do momento de honrar este compromisso”, enfatiza Izolda Cela.

A governadora ressalta, ainda, que reivindicações importantes da categoria foram atendidas durante o processo, de acordo com o que permitia a legislação. “Uma delas estabelece o pagamento com juros e correções para os professores. E a outra isenta o imposto de renda, o que proporcionou grande alívio aos profissionais. Também contamos com a concordância legislativa, pois essas medidas foram garantidas por lei estadual”, explica Izolda.

Os valores individuais dependem da jornada registrada no período de 01/08/1998 a 31/12/2006 e do total de beneficiários oficializado após o prazo de recursos.

“Estamos muito felizes com essa notícia tão aguardada. Temos uma mesa de negociação, da qual o Sindicato Apeoc faz parte, e estamos trabalhando de forma técnica”, observa a secretária Eliana Estrela.

Todas as referências legais e as etapas do processo de pagamentos dos precatórios do Fundef estão sendo publicadas, de forma transparente, no site oficial da Secretaria, com acesso diretamente pela página principal da pasta.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!