Desmantelamento de Rede Hacker: Polícia Civil do Ceará desencadeia operação e prende jovem de 18 anos em Cascavel

Investigação da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos resulta na apreensão de aparelhos eletrônicos e desbarata ação criminosa que atingiu órgãos estaduais e municipais de sete estados brasileiros.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Na manhã desta quarta-feira (3), uma operação conduzida pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) culminou na prisão de um jovem de 18 anos, suspeito de liderar uma rede de hackers responsável por ataques a páginas de órgãos governamentais em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Sergipe e Tocantins. O cumprimento do mandado de busca e apreensão ocorreu na cidade de Cascavel, integrante da Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A ação, coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) com o apoio do Departamento de Inteligência (DIP) e do Núcleo Operacional (NO) do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE), teve origem após um grupo de hackers realizar ataques a sites governamentais.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Durante o cumprimento da ordem judicial, foram apreendidos diversos equipamentos, incluindo um notebook e um celular, que serão submetidos a perícia. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos na ação criminosa.

A modalidade do ataque, conhecida como “defacement”, consiste em uma forma de pichação virtual, explorando vulnerabilidades nos sites para modificar as informações exibidas aos usuários. Embora tenha conferido prestígio ao grupo de hackers no submundo do cibercrime, não resultou no controle total dos sites atacados.

A população é convidada a colaborar com as investigações, fornecendo informações através do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) pelo número 181 ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181. A Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) também recebe denúncias pelo telefone (85) 3101-7586, garantindo sigilo e anonimato aos informantes.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!