Dois alunos são mortos e três ficam feridos em ataque a tiros em escola estadual de Sobral

Criminosos dispararam contra estudantes no pátio da Escola Estadual Luiz Felipe na manhã desta quinta-feira (25); vítimas fatais foram identificadas como Vitor Guilherme e Cláudio.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 minuto(s) de leitura

Dois alunos morreram e três ficaram feridos após serem atingidos por disparos de arma de fogo dentro da Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, no interior do Ceará, na manhã desta quinta-feira (25). As vítimas fatais foram identificadas como Vitor Guilherme, conhecido como VG, e Cláudio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), os criminosos efetuaram os disparos pela calçada da instituição, atingindo os estudantes que estavam no pátio durante o intervalo das aulas. Equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para atender à ocorrência.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os três alunos feridos foram socorridos por ambulâncias do Samu e encaminhados a uma unidade de saúde da região. Até o momento, não há informações divulgadas sobre o estado clínico deles.

A SSPDS informou, em nota, que “todos os esforços das Forças de Segurança estão sendo empregados neste momento para localizar e capturar os envolvidos nas mortes de dois adolescentes”. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, afirmou ter enviado a cúpula da Segurança para Sobral, destacando que acompanha pessoalmente a investigação. “Externo minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desse ato tão cruel”, declarou.

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) também lamentou o ocorrido e comunicou que não haverá aula na unidade nesta sexta-feira (26). Além disso, a comunidade escolar receberá suporte psicológico no retorno às atividades.

Pais e familiares das vítimas se dirigiram à escola em busca de informações. Estudantes relataram momentos de pânico e medo após o ataque. “Hoje eu não vim, não sei se foi livramento, coincidência, não sei. Mas a gente sempre fica ali [no pátio]. E hoje, falaram que passaram atirando. E quando eu acordei, já foi com a notícia”, contou um aluno. Outro estudante afirmou temer voltar às aulas: “Não dá nem mais ânimo, assim, de vir, porque a gente vai estar correndo risco, né?”.

Esse não foi o primeiro episódio de violência envolvendo escolas em Sobral. Em 2022, um jovem armado atirou contra três colegas dentro da sala de aula de outra escola estadual, resultando na morte de um adolescente de 15 anos.

A Escola Estadual Luiz Felipe atende exclusivamente turmas do ensino médio, com 1.159 alunos e 54 professores, conforme o Censo Escolar 2024 do Inep. Apesar de desafios educacionais, como o índice de apenas 38% de alunos do 3º ano com aprendizado adequado em português no Saeb 2023, a instituição tem registrado bons resultados acadêmicos: no Enem 2024, nove estudantes alcançaram 900 pontos ou mais na redação, e outros 23 obtiveram pelo menos 800 pontos.

No primeiro semestre de 2025, a escola promoveu uma formação voltada à cidadania, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de relações mais saudáveis entre alunos, professores e comunidade escolar.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -