Senado aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos; texto segue para Câmara dos Deputados

Proposta visa aliviar custos para população de menor poder aquisitivo em cinco estados e acompanha tendência de envelhecimento da frota automotiva nacional.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (13) uma proposta de emenda constitucional que isenta veículos com mais de 20 anos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A medida, que passou em dois turnos de votação, agora segue para análise da Câmara dos Deputados.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A mudança irá impactar diretamente cinco estados do país – Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina -, onde a isenção ainda não está em vigor. Em locais onde já existe algum tipo de benefício similar, como é o caso de Rondônia, não haverá alteração na legislação.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Essa regra valerá para todo o território nacional. Nos estados onde já há isenção a partir de dez ou 15 anos, a regra atual permanecerá inalterada. A partir dos 20 anos, essa isenção se aplicará, visando proteger os contribuintes contra tributações excessivas”, explicou o relator da proposta, senador Marcos Rogério (PL-RO). Segundo ele, a medida visa especialmente beneficiar a população de menor poder aquisitivo, que frequentemente compromete uma parte significativa de sua renda com o pagamento desse imposto.

É importante ressaltar que a norma não abrange microônibus, ônibus, reboques e semirreboques.

Dados recentes fornecidos pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) indicam uma crescente tendência de envelhecimento da frota automotiva brasileira. Entre 2020 e 2021, o número de veículos com mais de 20 anos de uso aumentou significativamente, passando de 2,5 milhões para 3,6 milhões, conforme aponta pesquisa do órgão.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!