CNE aprova ensino remoto até dezembro de 2021 e fusão de anos letivos

Texto ainda precisa ser homologado pelo MEC. Ele inclui as possibilidades de que estados e municípios optem pela fusão dos anos letivos de 2020 e 2021 e de que estudantes do 3º ano do ensino médio tenham um ano letivo "suplementar".

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta terça-feira (6) a validade do ensino remoto até dezembro de 2021, devido à suspensão das aulas presenciais pela pandemia do coronavírus.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As diretrizes valem para todas as redes do país, desde a educação básica até o ensino superior, sejam elas públicas, privadas ou comunitárias. No entanto, elas não são obrigatórias. O texto ainda deverá ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC) e, depois, as redes poderão aderir ou não à proposta.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O texto aprovado também torna possível:

  • que estados e municípios optem pela fusão dos anos letivos de 2020 e 2021 por meio da adoção de um continuum curricular de dois anos, na educação básica
  • um ano letivo “suplementar” para estudantes do 3º ano do ensino médio.

O texto ainda deverá ser homologado pelo Ministério da Educação (MEC), mas já aponta o consenso dos conselheiros ao aprovarem as recomendações por unanimidade.

Avaliação

O documento flexibiliza a aprovação escolar ao permitir a “redefinição de critérios de avaliação” para a “promoção” do estudante, feito secretarias de educação e instituições escolares.

Ele também recomenta uma “especial atenção” à aprovação de estudantes dos anos finais do ensino fundamental (5° ao 9º ano). Esta etapa de ensino registra alto índice de reprovação e abandono escolar.

O texto também destaca a possibilidade de um “continuum” curricular entre 2020 e 2021 para “evitar o aumento da reprovação do final do ano letivo de 2020.”

Fonte: G1

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!