Nordeste lidera em redações nota 1 mil no Enem 2023; estudantes da região se destacam

Escolas nordestinas celebram resultado avassalador, enquanto número de notas máximas mais que triplica em relação ao ano anterior.

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A região Nordeste emergiu como protagonista no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, concentrando o maior número de redações nota 1 mil em todo o país. Dos 60 estudantes que alcançaram a pontuação máxima, impressionantes 25 são provenientes dos estados nordestinos. A soma dessa conquista com a região Norte totaliza 30 estudantes, representando metade dos jovens que alcançaram a nota perfeita no exame aplicado no final do ano passado.

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No Piauí, seis estudantes se destacaram, juntamente com seis de Rio Grande do Norte e seis de Rio Grande do Sul, que figuram apenas atrás de Rio de Janeiro e São Paulo, ambos com sete estudantes nota 1 mil. O diretor do colégio Equação Certa, em Teresina, Fernando Gomes, expressa seu entusiasmo pelo resultado, destacando que o feito é fruto de um trabalho contínuo com os alunos.

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“Para a gente é algo fantástico, nos deixa muito felizes. Mas não é algo novo, é algo que a gente já vem produzindo”, afirma Gomes. Ele ressalta a conquista do Piauí, que proporcionalmente, superou estados mais populosos, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Uma das estudantes que alcançou a pontuação máxima, Millena Martins, de 19 anos, compartilha sua alegria e destaca a importância do apoio de amigos e familiares. Martins, que almeja cursar medicina, revela sua estratégia de preparação, que incluiu treinos semanais com duas redações, focando na rápida correção e melhoria constante.

O aumento significativo no número de estudantes nota 1 mil entre o Enem 2022 e 2023 surpreendeu, passando de 18 para 60 candidatos. A pesquisadora Marcia Mendonça da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sugere que esse incremento reflete um investimento maior das escolas na preparação dos alunos e uma possível retomada de confiança no exame.

O tema da redação, “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, pode ter contribuído para o desempenho dos estudantes, segundo a pesquisadora. A relevância social do tema aproximou os candidatos da coletânea, facilitando a abordagem e organização do texto.

Entretanto, os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam uma discrepância, já que apenas quatro dos 60 candidatos nota 1 mil são provenientes de escolas públicas, embora 40% dos participantes do Enem pertençam a essa rede.

O professor Paulo Carrano, da Universidade Federal Fluminense (UFF), aponta diversas causas para esse resultado, incluindo infraestrutura escolar, situação socioeconômica e a necessidade de conciliar estudos com trabalho. Diante da situação, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou incentivos financeiros para alunos do 3º ano do ensino médio participarem do exame.

Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que cria uma espécie de poupança para estudantes de baixa renda concluírem o ensino médio, visando combater a evasão e proporcionar suporte financeiro aos jovens. O professor Carrano acredita que essas políticas terão impacto positivo nos próximos anos, combatendo a evasão e contribuindo para uma educação mais igualitária no país.

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