Presidente Lula lança Instituto Tecnológico de Aeronáutica em Fortaleza

Primeiro vestibular do ITA no Ceará será realizado este ano, com 25 vagas para Engenharia de Energia e 25 para Engenharia de Sistemas; Lula promete investir na educação e exportar conhecimento brasileiro.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou hoje do lançamento da pedra fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na capital cearense, Fortaleza. O evento ocorreu nas instalações da Base Aérea de Fortaleza, que abrigará a nova unidade do renomado instituto. Com o primeiro vestibular previsto para este ano, o ITA do Ceará selecionará 50 alunos, distribuídos em cursos de Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Durante a cerimônia, Lula enfatizou o compromisso do estado em garantir igualdade de oportunidades na educação. “A única coisa que quero é que o Nordeste tenha a mesma oportunidade que os outros estados mais ricos do país. E a educação é fundamental”, declarou o presidente, acrescentando que pretende trabalhar até o final do mandato para resolver os desafios educacionais no Brasil.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Lula anunciou planos ambiciosos para a educação no país, incluindo o lançamento de mais 100 institutos federais. “Queremos começar a exportar conhecimento, inteligência brasileira”, afirmou. Sobre a remuneração dos professores, ele reconheceu a nobreza da profissão e prometeu melhorias quando a economia estiver mais robusta.

Os cursos oferecidos na nova unidade do ITA dialogam com o potencial da Região Nordeste na geração de energias renováveis, conforme destacou o ministro da Educação, Camilo Santana. Ele ressaltou que o Nordeste é um grande produtor de energia solar e eólica no país.

O governador do Ceará, Elmano Freitas, considerou a instalação do ITA no estado como um marco para a pesquisa e desenvolvimento. Anunciou ainda a implementação de um curso preparatório para alunos da rede pública estadual, visando prepará-los para o vestibular do ITA.

A expectativa é que as obras estejam concluídas até 2027, quando as primeiras turmas serão recebidas em Fortaleza. Inicialmente, os alunos serão acolhidos no ITA de São José dos Campos, em São Paulo, já a partir de 2025. O campus utilizará espaços já existentes na Base Aérea, com um investimento de R$ 50 milhões do governo federal para adequações e construção de laboratórios.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou a importância do ITA como uma referência em engenharia, eliminando a necessidade dos nordestinos se deslocarem para São Paulo em busca de ensino de qualidade. O ministro da Defesa, José Múcio, enfatizou que a escolha do Ceará foi estratégica, considerando que cerca de 40% dos alunos que ingressam no ITA são do estado.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!