IFCE ofertará mais de 5,6 mil vagas em cursos superiores pelo SISU 2026 no Ceará

Oportunidades estarão distribuídas em 31 municípios e contemplam graduações em diversas áreas, com início das aulas no primeiro e no segundo semestre.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) vai disponibilizar 5.680 vagas em 142 cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2026. As aulas estão previstas para começar tanto no primeiro quanto no segundo semestre do próximo ano, ampliando o acesso ao ensino superior público e gratuito em diferentes regiões do estado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As vagas estarão distribuídas em 31 municípios cearenses, incluindo Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim. A ampla distribuição territorial reforça a interiorização do ensino superior e o fortalecimento da formação acadêmica no Ceará.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Entre os cursos ofertados pelo IFCE estão Engenharia Civil, Engenharia de Software, Letras-Libras, Pedagogia, Ciência da Computação, Hotelaria, Química, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Turismo, Música, Redes de Computadores, Mecatrônica Industrial e Zootecnia, entre outros. A relação completa de cursos, bem como o quantitativo de vagas por campus, pode ser consultada no Termo de Adesão do IFCE ao SISU 2026.

Mudança no SISU a partir de 2026

Uma das principais novidades desta edição é a alteração no critério de utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir de 2026, o SISU passará a considerar os resultados das três últimas edições do Enem: 2023, 2024 e 2025. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a seleção dos candidatos será feita com base na nota que apresentar a melhor média ponderada, de acordo com o curso escolhido, desde que o participante não tenha realizado o exame como treineiro.

As inscrições para o SISU 2026 serão gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O edital oficial, com o cronograma detalhado de inscrições, chamadas e matrículas, ainda será divulgado pelo MEC.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -