O resultado individual da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 já está disponível para consulta. Os candidatos podem verificar a classificação por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o login da plataforma Gov.br.
Os estudantes aprovados dentro do número de vagas ofertadas deverão realizar a matrícula a partir do dia 2 de fevereiro, conforme o cronograma e as orientações definidas no edital da instituição pública de ensino superior para a qual foram selecionados. Cada universidade ou instituto federal estabelece datas, formatos e documentação específicos para o procedimento.
Criado para ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior público no Brasil, o Sisu reúne vagas ofertadas por instituições de todas as regiões do país que aderem ao processo seletivo, com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Lista de espera
Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular, mas desejam continuar concorrendo a uma vaga, podem manifestar interesse na lista de espera. O prazo começa nesta quinta-feira (29) e segue até a próxima segunda-feira (2), também pelo Portal Único de Acesso.
A convocação da lista de espera respeita a ordem de classificação da chamada regular, porém considera apenas os candidatos que confirmaram interesse dentro do prazo. As chamadas são feitas diretamente pelas próprias instituições de ensino, sem intermediação do sistema central.
Cada candidato pode optar por participar da lista de espera de apenas uma opção de curso. Por isso, é fundamental acompanhar os canais oficiais da instituição escolhida e observar atentamente as regras e os prazos previstos em edital.
Sobre o Sisu
A maior parte das instituições participantes do Sisu integra a rede federal de educação superior, incluindo universidades e institutos federais espalhados pelo país.
Nesta edição, uma das principais novidades foi a ampliação do público apto a participar do processo seletivo. Pela primeira vez, estudantes que realizaram pelo menos uma das três últimas edições do Enem — 2023, 2024 ou 2025 — puderam se inscrever para concorrer às vagas ofertadas, aumentando as chances de ingresso no ensino superior público.



