Secretário-Geral da ONU viaja ao Egito em busca de ajuda humanitária para Gaza

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, embarcou para a Península do Sinai, no Egito, nesta sexta-feira (20), em uma missão urgente para possibilitar a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, território palestino sob cerco. A data exata de início da distribuição dos materiais de socorro estocados no Egito ainda não foi confirmada.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Enquanto isso, em Genebra, o escritório humanitário da ONU revelou estar em estágio avançado de negociações com todas as partes envolvidas no conflito entre Israel e o grupo Hamas, visando a garantir que uma operação de ajuda humanitária possa ser realizada em breve na Faixa de Gaza.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os Estados Unidos informaram que os detalhes de um acordo para o envio de ajuda através da passagem de Rafah, que conecta o Egito e Gaza, ainda estão sendo finalizados. Anteriormente, Washington havia anunciado um acordo para a passagem dos primeiros 20 caminhões de ajuda, porém, as autoridades da ONU enfatizaram a necessidade de entregas de ajuda em larga escala e de forma sustentada.

Antes do início do atual conflito entre Israel e o Hamas, que governa Gaza, aproximadamente 450 caminhões de ajuda humanitária eram entregues diariamente à região. A maioria dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza depende dessas assistências, uma vez que o território está submetido a um bloqueio imposto por Israel e Egito desde que o Hamas assumiu o controle em 2007.

Jens Laerke, porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (Ocha), declarou: “Estamos em negociações profundas e avançadas com todos os lados relevantes para garantir que uma operação de ajuda em Gaza comece o mais rápido possível e com as condições certas.” O cerco e os bombardeios em Gaza por parte de Israel, em resposta a uma incursão mortal do Hamas em Israel, resultaram em uma crise humanitária na região.

Laerke ressaltou que Gaza tem uma necessidade urgente de água, alimentos, combustível e suprimentos médicos. A passagem de Rafah é a única via de entrada de mercadorias e pessoas para Gaza que não faz fronteira com Israel, tornando-se crucial para a chegada de ajuda humanitária.

Os esforços para levar assistência a Gaza têm sido complicados devido à necessidade de estabelecer um mecanismo de inspeção da ajuda e de retirar portadores de passaportes estrangeiros da região. Além disso, as estradas que conduzem a Gaza estão passando por reparos após terem sido danificadas nos bombardeios das últimas duas semanas. Uma autoridade da ONU indicou que mais de 200 caminhões de ajuda estão prontos para serem transportados do Sinai para Gaza, uma vez que as condições permitirem.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!