Vulcão Reykjanes entra em erupção na Islândia, desencadeando evacuações e alertas de segurança

Após semanas de atividade sísmica intensa, o vulcão ao sudoeste do país expulsa lava e fumaça, levando autoridades a tomar medidas preventivas.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Na tarde desta segunda-feira (18), o vulcão Reykjanes, situado no sudoeste da Islândia, entrou em erupção, liberando uma impressionante cascata de lava e fumaça. O Departamento Meteorológico islandês confirmou a erupção, que se seguiu a um período prolongado de intensa atividade sísmica na região.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Antevendo uma possível escalada da situação na península de Reykjanes, as autoridades locais haviam tomado precauções no mês passado, evacuando os cerca de 4 mil habitantes da cidade pesqueira de Grindavik e fechando o spa geotérmico nas proximidades.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“A erupção teve início ao norte de Grindavik, próximo a Hagafell”, alertou o Departamento Meteorológico em comunicado em seu site oficial.

Imagens impressionantes capturadas pela Reuters, incluindo transmissões ao vivo, mostraram rochas derretidas sendo expelidas, com fontes de fissuras no solo. As cores intensas, entre o amarelo brilhante e o laranja, contrastavam fortemente com o céu noturno escuro da região.

Em resposta à erupção, a polícia islandesa elevou o nível de alerta, enquanto a Defesa Civil do país emitiu um aviso à população para evitar a área, permitindo que equipes de emergência avaliassem a situação com segurança.

O Departamento Meteorológico anunciou que um helicóptero da guarda costeira será enviado para o local em breve, visando confirmar a localização exata e dimensionar a extensão da erupção.

Apesar do cenário tumultuado, o aeroporto internacional de Reykjavik, localizado nas proximidades, permaneceu operacional. O departamento assegurou que, até o momento, não há interrupções nas chegadas ou partidas no aeroporto de Keflavík.

O evento ressalta a complexidade e a imprevisibilidade da geologia da região, enquanto as autoridades e equipes de resgate monitoram de perto os desdobramentos, priorizando a segurança da população diante desse espetáculo natural impressionante e potencialmente perigoso.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!