Brasília recebe terceiro grupo de brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza

Operação Voltando em Paz realiza mais um voo de resgate, totalizando 1.555 passageiros e 53 pets retornados ao Brasil desde o início do conflito no Oriente Médio.

Publicidade

Mais lidas

Na manhã deste sábado (23), às 6h53, a capital brasileira testemunhou a chegada emocionante do terceiro grupo de brasileiros e seus familiares repatriados da Faixa de Gaza, no Oriente Médio. A operação, coordenada pelo governo federal por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Ministério da Defesa e da Força Aérea Brasileira (FAB), trouxe 30 pessoas de volta ao país, após uma jornada de 13 horas e 56 minutos a bordo do avião KC-30.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A maioria dos repatriados, composta por cinco homens, 11 mulheres e 14 crianças, eram palestinos que residiam em Gaza. Inicialmente, 32 pessoas estavam programadas para embarcar, mas um passageiro desistiu e um homem idoso sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) antes do voo, sendo encaminhado a um hospital egípcio.

Ao desembarcarem em Brasília, os repatriados foram recebidos por equipes dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O atendimento incluiu suporte médico e psicológico, verificação de documentação de migração, aplicação de vacinas, quando necessário, e cadastramento para receber assistência social. Representantes da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Refugiados (Acnur) também estavam presentes para oferecer suporte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O governo federal anunciou que parte dos repatriados seguirá para novos destinos ainda neste sábado. Quatro deles embarcarão para o Rio de Janeiro, enquanto 23 irão para São Paulo, em voos da FAB. Os três restantes viajarão para Vitória (ES) em um voo comercial com passagens adquiridas pelo Ministério da Justiça, visando passar o Natal nesses destinos. Alguns desses passageiros têm parentes que já residem no Brasil ou que chegaram em voos anteriores da operação brasileira.

Com esse último voo, a Operação Voltando em Paz totaliza 1.555 passageiros e 53 pets resgatados em 13 voos que regressaram ao Brasil, tanto de Israel quanto da Faixa de Gaza. A ação continua demonstrando o comprometimento do governo brasileiro em garantir a segurança e o retorno de seus cidadãos em meio ao conflito na região do Oriente Médio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!