Moradores relatam falta de água há 40 dias em Itapipoca

A população recorre a caminhões-pipa e cisternas para garantir o abastecimento. Cagece diz que o problema foi solucionado.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Moradores do Bairro Júlio I, no município de Itapipoca, interior do estado, convivem com a falta de água há quase 40 dias. Moradores da região relatam que o problema é recorrente há pelo menos três anos, e demanda esforços coletivos da comunidade para tentar driblar o desabastecimento.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O comerciante Francisco Viana, morador do bairro, conta que já fez ligações e registrou reclamações junto à ouvidoria da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), mas não teve o retorno esperado. “A resposta que nos dão é que no sistema deles ‘tá tudo ok’. Nós somos esquecidos, esse problema se arrasta há três anos, a gente se mobiliza, eles vêm aqui e alguns funcionários falam que não tem o que fazer”, lamenta.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para suprir a falta de água, a comunidade se reúne para contratar caminhões-pipa. Porém, o serviço é caro e só dura, em média, de 8 a 10 dias. “E isso é economizando, usando só para o essencial. Muitos moradores também usam cisternas e cacimbas, mas a água acabou”.

Moradora do bairro há 16 anos, a auxiliar de serviços gerais Maria de Fátima Ferreira diz que ninguém entende o desabastecimento.

“Não temos resposta. Passamos o ano todo, durante a pandemia, tendo que economizar água e reaproveitar para não acabar totalmente. Como que se cuida sem água?”, questiona.

Com o passar dos dias, as limitações vão se agravando. “É muito difícil. Tem tempo que não lavo roupa, porque precisa de muita água. Na pandemia, tive que fazer uma cisterna, mas não era suficiente, aí fizemos uma maior pra ter água na caixa d’água, mas não chegava até lá”, relata.

Ainda segundo os moradores, o valor do abastecimento continua sendo cobrado, com faturas sendo enviadas às residências sem alteração no custo. “Estamos até pensando em entrar na Justiça, pois não tão repassando o serviço que a gente tá pagando”, afirma Maria.

Em nota, a Cagece informou que o desabastecimento na região foi solucionado na última sexta-feira (8). “O retorno do abastecimento está ocorrendo de forma gradativa. e o equilíbrio completo do sistema deve acontecer em até 72h. A companhia informa ainda que a ocorrência foi ocasionada por um vazamento na adutora que abastece o local”, afirma.

Fonte: G1

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!