Após quase um mês solta no mar, peixe-boi é resgatada de rio de Itapipoca

A peixe-boi batizada de Pintada foi encontrada no Rio Cruxati, no distrito de Barrento, em Itapipoca, menos de um mês depois de ser devolvida ao mar em uma praia na cidade de Icapuí.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Uma peixe-boi que foi devolvida ao mar em uma praia da cidade de Icapuí, no início do mês de julho, entrou em um rio na cidade de Itapipoca, depois de perder o rastreador, ela foi resgatada novamente por uma ONG ambientalista no sábado (31).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O animal, batizada de Pintada, foi encontrada no Rio Cruxati, no distrito de Barrento, em Itapipoca. A peixe-boi foi resgatada a mais de 300 km de onde foi solta. De acordo com a ONG Aquasis, o animal não chegou a encalhar, mas, por ter entrado em um rio, poderia correr riscos de se prejudicar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Pesando 380 kg, o animal foi resgatado em 2015 pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas (Aquasis) e passou seis anos em reabilitação. A peixe-boi ficou esse período em um cativeiro, onde foi preparada para retornar ao mar.

No dia 6 de julho, a peixe-boi foi solta em uma praia na cidade de Icapuí. Depois de oito dias, a Aquasis emitiu um alerta de que ela havia perdido o rastreador. Neste dia, ela encalhou na praia de Flecheiras, na cidade de Trairi, mas foi resgatada por pescadores e os biólogos da Aquasis encontraram apenas o localizador do animal, perdendo contato com a peixe-boi.

“Nada disso seria possível sem o apoio da comunidade local, que além de nos avisar onde ela se encontrava, participou ativamente no resgate da Pintada”, afirmou a ONG.

De acordo com a ONG Aquasis, o animal não retornará para o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM), uma vez que não estava encalhada. As informaçõs são de que o animal estava bem de saúde e sem ferimentos. Mesmo perdendo um pouco de peso, conforma a ONG, foi menos do que eo esperado e, por isso, estava apta a ser solta novamente.

Após constatar a situação da fêmea, a associação fixou novamente o rastreador na peixe-boi e a devolveu novamente ao mar, na altura da foz do Rio Mundaú, em Itapipoca. O animal continuará sendo monitorada.

A associação agradeceu às pessoas que ajudaram no resgato, como pescadores e moradores da comunidade, ao IMMA, Prefeitura de Itapipoca, a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Trairi, à Rádio Web Mundaú e ao Coletivo Ambiental Ekovida de Itapipoca. A união de esforços foi fundamental para encontrá-la. Sem a ajuda de todos os envolvidos não teríamos conseguido com tanto sucesso”, escreveu em nota a ONG.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!