4° Cine Miau realiza exibições de cinema infantil a partir de 6 de junho em Itapipoca

As exibições exclusivas para escolas públicas vão acontecer de 6 a 10 no Cine Bom Vizinho Itapipoca

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
6 Min Read
- PUBLICIDADE -

O 4° CINE MIAU – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual vai começar. De 17 de maio e 12 de junho acontece a circulação da mostra de filmes por Fortaleza, Maracanaú e Itapipoca. A abertura será no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, com duas sessões exclusivas para escolas públicas (9h e 14h30), com intérpretes de libras e audiodescrição.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Esta edição contará com 55 sessões de cinema, sendo 18 em Maracanaú e em Itapipoca e 20 em Fortaleza. Desse total, são 42 sessões exclusivas para alunos de escolas públicas, 4 para bebês de creche pública e 9 ao ar livre para o público em geral. Haverá ainda debates em algumas escolas com a participação de profissionais do audiovisual. Toda a programação é gratuita. O 4º Cine Miau deverá alcançar um público de 6 mil pessoas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O QUE SERÁ EXIBIDO – Serão exibidos 17 filmes de realizadores de 8 países: Brasil, Argentina, Guatemala, França, Suécia, Holanda, China e Rússia. São produções audiovisuais que abordam temas relacionados ao protagonismo infantil, preconceito, diversidade, entre outros que dialogam com as diversas infâncias do Brasil e do mundo. Será exibido também o filme produzido pelas crianças que participaram em abril de quatro oficinas de animação em escolas públicas de Fortaleza, Maracanaú e Itapipoca, incluindo participantes com deficiência visual e outros com deficiência auditiva. A produção, realizada na técnica stop motion, tem como tema a acessibilidade.

SESSÕES PARA BEBÊS – Os bebês, um público que vai ser contemplado esse ano pelo Cine Miau, contarão com as “Sessões Bebelume“, apresentando em vídeos um mundo de significados imagéticos e musicais especialmente criados para a primeira infância. A criação é de Clarice Cardell, diretora e atriz de teatro, com um reconhecido trabalho na companhia La Casa Incierta, referência na produção de espetáculos para bebês. Serão 4 sessões Bebelume na Creche Estadual Pedro Boca Rica.

ACESSIBILIDADE – Além das sessões do dia 17 no Cineteatro São Luiz, as exibições do dia 26 de maio no Cinema do Dragão para escolas e projetos sociais serão acessíveis com legenda descritiva. Nestas ocasiões, as crianças participantes da oficina de Cinema de Animação do Instituto de Cegos do Ceará e da Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota também estarão na plateia.

CARBONO ZERO – A Mostra levanta a bandeira em defesa do Meio Ambiente. O projeto está calculando a sua emissão de gases de efeito estufa e a neutralizará com a plantação de mudas de árvores nativas em áreas de reflorestamento no Ceará.

PROGRAMAÇÃO NAS TRÊS CIDADES

EM FORTALEZA (De 17 a 28/05)

Em Fortaleza serão 12 sessões para escolas e projetos sociais até o dia 26 de maioAlém do Cineteatro São Luiz e do Cinema do Dragão, haverá exibições também no Centro Cultural Bom Jardim. As datas e horários em cada local podem ser consultadas no site do Cine Miau.

Sessões abertas AO PÚBLICO – Para o público em geral as exibições em Fortaleza vão acontecer no dia 25 de maio (quarta) no Centro Cultural Bom Jardim, no dia 27 (sexta) na EMTI de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota, no Dendê, e no dia 28 (sábado) no Museu da Imagem e do Som (MIS), no Meireles. Sempre às 18 horas.

EM MARACANAÚ (De 30/05 a 05/06)

Em Maracanaú, o Cine Miau fará exibições de 30 de maio a 05 de junho (segunda a domingo). Para as escolas, as 15 sessões vão acontecer no Centerplex – North Shopping Maracanaú às 8h30 e no Teatro do Centro Cultural Dorian Sampaio às 8h30 e 14h.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Sessões abertas AO PÚBLICO – As três sessões do Cine Miau em Maracanaú abertas ao público vão acontecer no dia 03 de junho (sexta-feira) na Escola Municipal Senador Carlos Jereissati, no Conjunto Jereissati I, no dia 04 (sábado) na Escola Indígena do Povo Pitaguary, na Estrada Santo Antônio do Pitaguary, e no dia 5 (domingo), na Praça da Estação, no Centro. Todas com início às 18h.  

EM ITAPIPOCA (De 06 a 12/06)

Em Itapipoca, a programação do Cine Miau será de 6 a 12 de junho (segunda a domingo). As exibições exclusivas para escolas públicas vão acontecer de 6 a 10 no Cine Bom Vizinho Itapipoca, às 9h, e no Polo UAB – Universidade Aberta do Brasil, às 9h e 14h.

Sessões abertas AO PÚBLICO – Para a comunidade em geral, as sessões de cinema vão acontecer no dia 10 (sexta-feira), na Escola Municipal Dr. Péricles Fernandes Teixeira, na Nova Aldeota, no dia 11 (sábado), na Quadra de Esportes do Distrito de Ipu Mazagão, na zona rural, e no dia 12 (domingo) na Praça da Igreja Matriz, no Centro. Início às 18 horas.

O Cine Miau é uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, via Lei de Incentivo à Cultura. Com o patrocínio do Grupo Dass, Durametal, Jangadeiro Textil, Projeart, Varejão da Sucata, Cagece e Secretaria das Cidades do Ceará. Apoio da Secretaria da Educação de Fortaleza, Secretaria da Educação de Itapipoca, Secretaria da Educação de Maracanaú e Secretaria de Cultura e Turismo de Maracanaú. Parceria da BG Soluções Sociais, Cinema Centerplex North Shopping Maracanaú, Cine Pinheiro, Cineteatro São Luiz, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Museu da Imagem e Som (MIS), Instituto Dragão do Mar, Instituto Mirante e Secretaria da Cultura do Ceará. Produção de Invento Produções Culturais e D’grau Produções.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!