Defensoria Pública e Programa Estadual lançam projeto de capacitação em direitos para estudantes em Itapipoca

Iniciativa visa formar líderes estudantis como multiplicadores de conhecimento sobre direitos em escolas da região

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

No próximo dia 27 de março, a Defensoria Pública do Ceará (DPCE), em parceria com o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), do Governo do Estado do Ceará, lança o projeto Minha Escola Ensina Direitos em Itapipoca. A iniciativa tem como objetivo capacitar líderes estudantis sobre direitos, capacitando-os para atuarem como multiplicadores dessas informações em suas comunidades.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O lançamento ocorrerá na sede da DPCE e marcará a assinatura de termos de cooperação entre a Defensoria e as Prefeituras de Fortaleza, Maranguape e Itapipoca, cidades priorizadas pelo PReVio entre as dez já atendidas pelo Programa. Este atua junto a públicos e territórios vulneráveis através de projetos sociais voltados à prevenção e redução da violência no Ceará.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No âmbito do projeto Minha Escola Ensina Direitos, defensoras e defensores ministrarão palestras de educação em direitos para turmas de até vinte alunos, abordando temas como bullying, direitos da infância, violência doméstica, direitos humanos e segurança pública, além de cidadania. Um total de 14 escolas das três cidades serão contempladas ao longo do ano.

A defensora geral Sâmia Farias destaca a importância das escolas como pontos estratégicos na disseminação de campanhas de interesse público, visando transformar informações em conhecimento e promover a formação cidadã dos jovens. “Enxergamos esses jovens como multiplicadores de direitos, porque eles vão levar esse conhecimento pra dentro de casa, pros vizinhos, pro seio de famílias que, muitas vezes, sequer sabem que têm certos direitos. É um trabalho de base”, afirma.

O programa contemplará cinco escolas da capital e cinco de Maranguape, além de quatro unidades de ensino em Itapipoca. Em cada escola, 20 alunos participarão das formações, selecionados por sua identificação como lideranças escolares.

Nove temas serão tratados nos encontros com os/as defensores/as, incluindo atuação da Defensoria, bullying e cyberbullying, abuso sexual, direitos da infância e trabalho infantil, violência de gênero, saúde mental e suicídio, direitos humanos, racismo, xenofobia, homofobia e transfobia, direito à defesa, segurança pública e cidadania, e direitos do consumidor.

A assessora de prevenção à violência do Governo do Estado, Carla da Escóssia, destaca a importância da parceria com a Defensoria na promoção dos direitos humanos e na construção de relações mais humanas e pacíficas nas escolas. “Debater e prevenir comportamentos violentos relacionados ao bullying, homofobia e transfobia, por exemplo, formando lideranças juvenis como agentes multiplicadores, é fundamental para contribuir com o processo de pacificação das relações sociais nas escolas”, afirma.

SERVIÇO

ASSINATURA DE TERMO DO PROGRAMA “MINHA ESCOLA ENSINA DIREITOS”

QUANDO: 27 de março, às 14 horas.

ONDE: Auditório da Defensoria Pública do Ceará (Avenida Pinto Bandeira, nº 1.111, em Fortaleza).

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!