Petrobras contribui para a recuperação de 254 mil hectares de florestas e redução de emissões de gases

Relatório de Sustentabilidade 2022 revela resultados dos projetos apoiados pela empresa e compromisso com o futuro sustentável

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

No Relatório de Sustentabilidade 2022, a Petrobras anuncia que contribuiu diretamente para a recuperação ou conservação de uma área impressionante de 254 mil hectares de florestas nos biomas da Mata Atlântica, Amazônia, Caatinga e Cerrado. Essa área restaurada equivale a mais de duas vezes o município do Rio de Janeiro. Esses resultados são frutos dos projetos sociais apoiados pela empresa, que visam a proteção do meio ambiente.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

José Maria Rangel, gerente-executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, ressalta a importância dessas ações: “Esse trabalho de conservação e restauração nos biomas brasileiros reflete nosso compromisso com a garantia de um futuro sustentável para as próximas gerações e com a redução de emissões de gases de efeito estufa. Os projetos que apoiamos contribuíram para evitar as emissões de 2,3 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) equivalente, que previnem o desmatamento”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além disso, a Petrobras conseguiu reduzir suas emissões absolutas operacionais de gases de efeito estufa em impressionantes 39% no período de 2015 a 2022. Essa redução reflete o aumento da eficiência em emissões em todos os segmentos em que a empresa atua. O objetivo da Petrobras é zerar suas emissões absolutas operacionais até 2050, reforçando assim o seu compromisso em expandir sua atuação em negócios de baixo carbono.

No que diz respeito aos projetos socioambientais, a Petrobras abriu em 2023 a maior seleção pública para esse fim, prevendo um investimento de R$ 432 milhões. A maioria desses investimentos será direcionada às regiões Norte e Nordeste do Brasil. Além disso, a empresa também apoia iniciativas de preservação da fauna, monitorando, estudando e protegendo 236 espécies, das quais 58 estão ameaçadas de extinção. Entre as espécies protegidas estão a onça-parda, a anta, o tatu-bola, o muriqui-do-sul, além de espécies de corais, aves e tartarugas.

A Petrobras também se destaca por suas ações de educação ambiental junto às comunidades que convivem com os ecossistemas marinhos. Essas ações são direcionadas a pescadores, turistas e moradores de regiões costeiras. Dois projetos de destaque nessa área são a Rede Biomar, que promove a conservação da biodiversidade marinha, e a Redágua, que concentra suas ações ambientais no entorno da Baía de Guanabara.

Com essas iniciativas, a Petrobras reafirma seu compromisso com a preservação ambiental, a redução de emissões de gases e a promoção de um futuro sustentável para o Brasil e as próximas gerações.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!