Dia do Sargento: SSPDS parabeniza profissionais que integram as Forças de Segurança do Ceará

Nas instituições militares, o sargento é conhecido como o elo fundamental entre o comando e a tropa.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
5 Min Read
- PUBLICIDADE -

Nas instituições militares, o sargento é conhecido como o elo fundamental entre o comando e a tropa. Ele é o responsável por apresentar o melhor caminho aos seus comandados. Diante da importância desse profissional na tropa, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) parabeniza todos os sargentos, em especial aos que prestam seus serviços nas Forças de Segurança do Ceará.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A função do sargento é muito importante nas corporações militares, eles atuam nas ruas de forma ostensiva; nas guardas dos quartéis, protegendo o patrimônio militar; nas escolas militares, educando os alunos; nos projetos sociais e no serviço administrativo, colaborando com a organização do trabalho burocrático. O sargento assume suas responsabilidades e carrega consigo o orgulho das suas divisas conquistadas com muito empenho e suor.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
Sargento Santos – 11° BPM

As atitudes desses profissionais servem de inspiração, como um espelho de valores e tradições a serem seguidas por seus pares e subordinados. O 1º sargento Silvanito Santos, auxiliar de relações públicas do 11º Batalhão da Polícia Militar do Ceará, ressalta seu orgulho em ter assumido essa graduação, dentro da corporação. “Hoje, ser sargento da Polícia Militar é uma grande honra que me exige muita responsabilidade, por isso, procuro exercer com profissionalismo e dedicação, as atribuições que são designadas a mim, por ocupar esta graduação dentro da instituição”, afirma o militar.

A 3º sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Juliana Chagas, ingressou na corporação em 2009, na 1° turma de praças femininas do CBMCE e, durante esse tempo, trabalhou em unidades operacionais e administrativas. “Atualmente, trabalho no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros e exerço a função de monitora de séries. Como profissional, pauto-me em executar os serviços com dedicação e responsabilidade, honrando meu dever em atender a sociedade da maneira mais eficiente possível”. A sargento, também faz parte da Comissão de Criação do Museu Histórico do Corpo de Bombeiros.

O também 3º sargento da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Valberto Barbosa, lotado na Assessoria de Comunicação da PMCE, relembra com muito orgulho, o dia da sua promoção a sargento, assumindo novas responsabilidades junto com suas divisas. “Um sentimento de reconhecimento para cada policial militar que estava presente na solenidade, por ter dado mais um passo na ascensão da carreira profissional”, relata.

O sargento é um gestor da capacitação técnica e tática dos subordinados. Ele é responsável pelo bem-estar e moral da tropa que comanda, pelo material sob sua responsabilidade e pela aplicação da doutrina e entusiasmo dos subordinados. Com isso, a SSPDS parabeniza todos os sargentos, profissionais pautados pela distinção, hierarquia, disciplina e honra, que devem servir de inspiração e serem vistos como um espelho dos valores e tradições a serem respeitados e seguidos.

Curso de Habilitação a Sargento (CHS)

A Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp) é responsável pela realização do Curso de Habilitação a Sargentos (CHS), requisito obrigatório para a ascensão profissional na Polícia Militar do Ceará (PMCE) e no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Durante as aulas, os novos sargentos estudam disciplinas que tratam sobre mediação de conflitos, direitos humanos, atuação do profissional de segurança pública frente a grupos vulneráveis, tecnologias e sistemas informatizados, direito constitucional, direito penal, direito penal militar, direito processual penal militar, direito disciplinar militar e conhecimentos específicos como: isolamento e preservação de local de crime e sinistro, polícia comunitária, armas e munições letais e menos letais e equipamentos; dentre outras atividades complementares.

Para ser promovido à graduação de 3º Sargento, o militar precisa concluir com êxito o CHS. Após três anos como 3º sargento, o militar estadual concorre à promoção de 2º sargento e três anos depois, à promoção de 1º sargento, seja por antiguidade ou merecimento.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!