Secretaria de Saúde de Mato Grosso identifica subvariante JN 2.5 da Ômicron no Brasil

Quatro casos confirmados e uma fatalidade levantam alerta; população é orientada a manter precauções.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso anunciou a identificação da subvariante JN 2.5 da covid-19, uma ramificação da Ômicron, marcando o primeiro registro no Brasil. O laboratório central do estado realizou a pesquisa entre os dias 16 e 18 de janeiro, revelando que quatro pacientes do sexo feminino testaram positivo para a nova cepa, resultando em hospitalizações.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo a nota oficial, três dessas pacientes, após receberem alta médica, permanecem estáveis e em isolamento domiciliar, sob o acompanhamento da vigilância municipal. No entanto, a quarta paciente, portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica, não resistiu.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) enfatizou que a investigação sobre a causa da morte está em andamento, e ainda não é possível afirmar que foi decorrente da covid-19. O governo estadual apela à população para evitar o pânico, recomendando que todos permaneçam alertas aos sintomas gripais.

O comunicado inclui orientações para a prevenção, como o uso de máscara em casos de gripe ou resfriado, a higienização frequente das mãos com sabão ou álcool 70%, e, principalmente, a vacinação contra a doença.

A subvariante JN 2.5 não se restringe ao Brasil, sendo identificada também no Canadá, na França, na Polônia, na Espanha, nos Estados Unidos, na Suécia e no Reino Unido. Este panorama global reforça a importância da vigilância e da cooperação internacional no enfrentamento da evolução do vírus.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!