Operação Carnaval 2024: Forças de Segurança intensificam ações visando garantir tranquilidade no Ceará

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social inicia operação com mais de 7.700 agentes e destaca medidas integradas para promover um carnaval seguro

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 Min Read
- PUBLICIDADE -

Visando assegurar a segurança e a serenidade tanto dos residentes cearenses quanto dos visitantes provenientes de diversas partes do país durante o período carnavalesco, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deu início, nesta sexta-feira (09), à “Operação Carnaval 2024”. Com abrangência em todas as Área Integradas de Segurança (AISs), a operação contará com o trabalho diário de 7.730 agentes da Segurança Pública, conforme detalhes revelados em coletiva de imprensa realizada na manhã de quinta-feira (08), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As ações da operação incluem o policiamento ostensivo em locais estratégicos e críticos dos principais eventos carnavalescos, bem como a regulamentação das medidas de coordenação, fiscalização e execução das atividades de Polícia Judiciária. Além disso, serão realizadas operações de bombeiros militares visando à segurança de vidas e patrimônios, juntamente com ações de patrulhamento aéreo para prevenir e reprimir ações delituosas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, enfatizou: “Estaremos empregando em todo o estado do Ceará mais de 7.000 membros das Forças de Segurança diariamente, com a ideia de garantir um carnaval tranquilo, um carnaval de paz”.

Ao longo dos quatro dias de folia, um contingente composto por 6.585 policiais militares, 287 policiais civis, 705 bombeiros militares, 80 servidores da Pefoce, além de 73 profissionais de diversas coordenadorias da SSPDS, totalizando 7.730 agentes de segurança, estará atuando incessantemente.

Polícia Militar

Com um efetivo de 854 policiais somente na Capital, a Polícia Militar intensificará o policiamento nos principais locais de eventos carnavalescos em todo o estado, incluindo também a presença nas rodovias estaduais para garantir segurança e fluidez no trânsito.

Polícia Civil

As Delegacias Regionais da Polícia Civil funcionarão em regime de plantão, com os 287 policiais civis distribuídos estrategicamente nas unidades da PCCE em diversas regiões do estado, incluindo delegacias especializadas no atendimento a grupos vulneráveis e no combate à criminalidade.

Corpo de Bombeiros

Além das atividades policiais, os 705 bombeiros militares estarão focados em ações preventivas e no atendimento a emergências médicas e situações de salvamento aquático.

Pefoce

Os núcleos da Perícia Forense contarão com um efetivo diário de 80 servidores, distribuídos em diversas localidades do estado.

Tenda Lilás

Em parceria com a Secretaria das Mulheres, a SSPDS implementará a Tenda Lilás em Aracati e São Benedito, locais de grande concentração de foliões, oferecendo acolhimento, atendimento psicossocial e apoio policial às mulheres, como parte dos esforços para prevenir e combater a importunação sexual e violência contra as mulheres durante o carnaval.

A secretária executiva da Secretaria das Mulheres, Raquel Andrade, ressaltou durante a coletiva de imprensa: “Esse ano a Secretaria das Mulheres tem uma iniciativa extremamente importante, vem em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, desenvolver mais uma vez a Tenda Lilás, que é um equipamento que teve seu lançamento no ano passado e alcançou milhares de mulheres no combate, sobretudo, a importunação sexual”.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!