Aposentados e pensionistas do INSS já podem solicitar devolução de descontos indevidos

Pedidos podem ser feitos pelo aplicativo ou site Meu INSS e pelo telefone 135; cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados nesta semana.

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A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. A solicitação deve ser feita por meio do aplicativo Meu INSS, pelo site oficial ou pelo telefone 135.

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O novo serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, já disponível no aplicativo, permite que o usuário verifique o nome da entidade à qual está vinculado. Caso o segurado identifique descontos não autorizados, poderá requerer a devolução diretamente pela plataforma.

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Segundo o INSS, cerca de 9 milhões de beneficiários começaram a ser notificados nesta terça-feira (13) sobre descontos feitos por entidades e associações. A autarquia alerta que podem ocorrer instabilidades no aplicativo devido ao grande volume de acessos. A Dataprev, empresa responsável pela tecnologia do sistema, está monitorando o funcionamento da ferramenta para garantir estabilidade.

Para facilitar o acesso daqueles que não utilizam meios eletrônicos, o governo federal negocia com os Correios a utilização das mais de 8,5 mil agências espalhadas pelo país para atendimento presencial aos segurados.

Como consultar

Para acessar a notificação, é necessário fazer o download gratuito do aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Após a instalação, o usuário deve criar uma conta informando o CPF e criar uma senha. Essa mesma senha serve para outros serviços integrados ao sistema Gov.br.

Também é possível acessar o Meu INSS utilizando o internet banking de bancos credenciados, por meio da opção “Entrar com seu banco” na página inicial do app.

Com o aplicativo aberto, o segurado deve clicar no ícone do sino localizado no canto superior direito, selecionar “Configurar Notificações” e, por fim, ativar a opção “Permitir notificações”.

Mensagens

O INSS informa que duas mensagens estão sendo enviadas via aplicativo. A primeira é destinada aos que tiveram algum tipo de desconto não autorizado e começou a ser enviada hoje. Já a segunda, enviada na semana passada, informa que nenhum desconto foi identificado: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”, informou o INSS.

Atenção a golpes

O instituto alerta os segurados para golpes. O contato oficial será feito exclusivamente por meio de notificações no aplicativo Meu INSS. Não haverá ligações, mensagens SMS ou outros tipos de abordagem.

A central de atendimento 135 continua disponível para tirar dúvidas e auxiliar segurados com dificuldades de acesso ao aplicativo. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais rápido, a recomendação é ligar após as 16h ou aos sábados.

O INSS reforça que todas as informações confiáveis estão disponíveis nos canais oficiais: gov.br/inss e nas redes sociais do instituto.

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