Brasil não atinge meta de alfabetização infantil em 2024, aponta MEC

Chuvas no Rio Grande do Sul afetaram resultados; Ceará lidera com mais de 85% das crianças alfabetizadas.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 minuto(s) de leitura

O Brasil registrou, em 2024, 59,2% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental nas escolas públicas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado ficou abaixo da meta prevista para o ano, de pelo menos 60%, estabelecida pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os dados são resultado de avaliações aplicadas pelos estados entre outubro e novembro do ano passado com cerca de 2 milhões de estudantes de 42 mil escolas, em 5.450 municípios. Segundo o MEC, 58% dos municípios conseguiram aumentar o percentual de alunos alfabetizados em comparação com 2023, e 53% atingiram a meta estipulada para o ano.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O ministro da Educação, Camilo Santana, atribuiu a não realização da meta ao impacto das chuvas no Rio Grande do Sul em abril e maio deste ano, que prejudicaram a frequência escolar e os resultados no estado. “O Rio Grande do Sul caiu absurdamente. Se o estado tivesse, pelo menos, mantido o percentual de 2023, teríamos chegado a 60,2%. A situação atípica de calamidade no estado afetou fortemente o resultado”, afirmou.

No Rio Grande do Sul, o índice de crianças alfabetizadas caiu de 63,4%, em 2023, para 44,7% em 2024. O MEC informou que, em parceria com o governo estadual e os municípios, tem atuado para recuperar a aprendizagem no estado.

Ceará tem o melhor resultado

Entre as unidades da federação, o Ceará apresentou o melhor desempenho, com 85,3% das crianças alfabetizadas — resultado já superior à meta nacional prevista para 2030 (80%). Também alcançaram índices acima de 70% os estados de Goiás (72,7%), Minas Gerais (72,1%), Espírito Santo (71,7%) e Paraná (70,4%).

Em contrapartida, oito estados registraram menos da metade das crianças alfabetizadas: Amazonas (49,2%), Alagoas (48,6%), Pará (48,2%), Amapá (46,6%), Rio Grande do Sul (44,7%), Rio Grande do Norte (39,3%), Sergipe (38,4%) e Bahia (36%).

O levantamento abrangeu 26 estados e o Distrito Federal, com exceção de Roraima, que não participou.

Esforços para recuperação

De acordo com a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, cada estado com índices mais baixos apresenta desafios e realidades próprias, que estão sendo acompanhados de perto pelo ministério. Em algumas regiões, como Amazonas e Bahia, equipes técnicas têm feito visitas para apoiar as secretarias locais.

O ministro Camilo Santana reforçou que os esforços estão sendo intensificados nos municípios prioritários para garantir avanços já nos próximos anos. “Precisaríamos crescer 4 pontos percentuais para 2025. Agora, estamos trabalhando com 5%, e vamos conseguir porque já estamos muito atentos e mobilizados”, disse.

Metas para os próximos anos

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, firmado entre MEC, estados e municípios, prevê que, até 2030, mais de 80% das crianças estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental. Para isso, foram estabelecidas metas intermediárias: 64% em 2025, 67% em 2026, 71% em 2027, 74% em 2028 e 77% em 2029.

O ministério também busca recuperar a aprendizagem de alunos do 3º ao 5º ano impactados pela pandemia da covid-19. “A educação precisa estar acima de qualquer questão político-partidária neste país, precisa ser uma política de Estado, não de governo, porque o governo passa em quatro anos. A política de Estado permanece”, concluiu o ministro.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -