Incêndio em subestação no Paraná causa apagão e afeta todas as regiões do país

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a falha interrompeu cerca de 10 mil megawatts de carga à 0h32 desta terça-feira (14), impactando os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

Uma ocorrência registrada à 0h32 desta terça-feira (14) provocou a interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga em todo o país, afetando simultaneamente os subsistemas Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A informação foi confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação e controle da geração e transmissão de energia elétrica no Brasil.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com o ONS, o incidente teve início com um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, localizada no Paraná, o que resultou no desligamento completo da estrutura de 500 kilovolts (kV) e na abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. “No momento, a Região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste”, informou o órgão em nota.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O impacto foi expressivo em todo o território nacional: no Sul, houve perda de aproximadamente 1.600 MW; no Nordeste, de 1.900 MW; no Norte, de 1.600 MW; e no Sudeste/Centro-Oeste, de cerca de 4.800 MW.

O ONS destacou que, assim que o problema foi identificado, equipes iniciaram uma ação conjunta com os agentes do setor elétrico para restabelecer o fornecimento. “O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que, em até uma hora e meia, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de duas horas e meia após a ocorrência”, detalhou o comunicado.

O operador informou ainda que uma reunião com os principais agentes envolvidos está programada para ocorrer ainda nesta terça-feira (14). Uma segunda reunião, definida como “Análise Preliminar da Perturbação”, será realizada até a próxima sexta-feira (17) para investigar as causas e consequências do incidente.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -