Nesta segunda-feira (3), 500 famílias cearenses comemoraram a conquista da casa própria com a entrega do Residencial Vicente Antenor Ferreira Gomes, em Itapipoca. O empreendimento é resultado de uma parceria entre os governos federal e estadual e a prefeitura municipal, como parte do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
A cerimônia de entrega ocorreu pela manhã e contou com a presença do governador Elmano de Freitas, dos ministros Jader Barbalho Filho (Cidades) e Camilo Santana (Educação) – que representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva –, além do prefeito Felipe Pinheiro e outras autoridades.
Durante o evento, o governador Elmano destacou o orgulho em contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cearenses.
“Esta entrega representa uma melhoria efetiva na vida do povo que está recebendo suas residências. É motivo de muita alegria poder darmos as mãos para melhorar a vida do povo de Itapipoca. Aqui está a prova concreta de que o Ceará avança nas políticas públicas”, afirmou.
Cada uma das 500 unidades habitacionais possui 44 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e varanda, construídas em lotes de 10 x 15 metros. O investimento total supera R$ 57 milhões, incluindo a implantação de infraestrutura connnniluminação da Avenida Santa Rita.
O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, anunciou que as moradias são subsidiadas e reforçou o papel social do programa.
“Que este seja um lugar de paz, união e muitas bênçãos. Que as famílias vivam bem, cuidem do condomínio e sejam felizes”, declarou.
Histórias de emoção e esperança
Entre as beneficiadas está Maria Elisabete, que aguardava há mais de dez anos por uma moradia digna. Mãe solo de quatro filhos, ela não conteve a emoção ao receber as chaves da nova casa.
“Pagar aluguel não é fácil. Às vezes, eu deixava de pagar o aluguel para quitar a água e a energia. Hoje, posso dizer que vou ter uma vida melhor”, relatou, com lágrimas nos olhos.
Outra beneficiada, Maria Moura, de 49 anos, também comemorou o novo começo.
“Trabalhei .muitos anos em casa de família e agora vou morar na minha própria casa. É a realização de um sonho. Não tenho nem palavras para descrever o que sinto”, afirmou.
A moradora Maria Gorete, de 50 anos, batizou o 3 de novembro como o “Dia da Gratidão”, representando todas as famílias contempladas. Ela recebeu as chaves simbolicamente das mãos do governador e do ministro.
“Foram muitos anos de espera. Meu marido, que já faleceu, sonhava em morar aqui. Hoje realizo esse sonho por nós dois”, disse, emocionada.
Equipamentos e infraestrutura
Veja também
Além das moradias, o residencial conta com equipamentos que garantem mais qualidade de vida aos moradores, como uma biblioteca comunitária, voltada às famílias e crianças do conjunto, oferecendo livros, brinquedos e atividades lúdicas supervisionadas por monitores.
Também estão previstas uma Unidade Básica de Saúde (UBS), atualmente em construção, e um Centro de Educação Infantil (CEI), já entregue durante a execução das obras.
Um marco para Itapipoca
O prefeito Felipe Pinheiro destacou o impacto social do empreendimento.
“Entregar uma casa vai muito além de um ato administrativo. É transformar a vida de uma família e garantir um futuro mais digno. Este é um momento histórico para Itapipoca”, afirmou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou que o programa Minha Casa, Minha Vida, retomado em 2023, representa o compromisso do Governo Federal com o direito à moradia.
“Este é o lar de vocês, podem dizer com orgulho: esta casa é minha, de direito e de fato”, afirmou.
Desde sua retomada, o Minha Casa, Minha Vida já contratou 1,8 milhão de unidades habitacionais em todo o Brasil, consolidando-se como o maior programa habitacional da história do país.



		
		
		
		
		
		
		
		
		
		