Internet atinge 87,2% da população brasileira em 2022, revela pesquisa do IBGE

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A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação 2022 (Pnad) divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que o uso da internet atingiu 87,2% da população brasileira em 2022, registrando um aumento significativo de 21,1 pontos percentuais desde 2016. Os dados destacam uma mudança expressiva nos hábitos de conexão, com 66,1% da população utilizando a internet em 2016.

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Surpreendentemente, o crescimento persiste em relação a 2021, quando 84,7% da população estava conectada, indicando uma evolução constante no acesso à tecnologia. O estudo considerou apenas pessoas com 10 anos ou mais de idade.

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Um ponto de destaque é o aumento notável entre os usuários com 60 anos ou mais. Em 2022, 62,1% dessa faixa etária utilizavam a internet, um aumento em relação aos 57,5% de 2021 e um salto significativo em comparação aos 24,7% de 2016. Isso significa que a parcela de idosos conectados passou de um quarto para dois terços da população nessa faixa etária.

Gustavo Fontes, pesquisador do IBGE, destaca: “Tem havido uma expansão do uso da internet entre os idosos, ainda que seja o grupo etário com menor percentual de usuários”. Ele ressalta que a faixa etária com maior uso é de 20 a 29 anos de idade, atingindo 96,1% de utilização.

O acesso à internet nos domicílios também apresentou crescimento, passando de 90% em 2021 para 91,5% em 2022. Dentre as 68,9 milhões de residências conectadas, 14,3% possuíam dispositivos inteligentes, como câmeras, caixas de som, lâmpadas, ar-condicionado e geladeiras, todos conectados à rede.

Na área rural, o acesso à internet cresceu de 74,7% para 78,1%, enquanto na área urbana, o percentual passou de 92,3% para 93,5%.

As razões mais citadas para não ter acesso à rede foram falta de conhecimento tecnológico (34,8% na área urbana e 26,4% na rural), falta de necessidade (28,5% nas cidades e 19,6% no campo), e custo elevado do serviço (28% e 30,6%, respectivamente).

Entre os motivos para o uso da internet, destacam-se chamadas de voz ou vídeo (94,4%), envio ou recebimento de mensagens (92%) e assistir a vídeos (88,3%). Além disso, 93,4% dos usuários utilizam a internet diariamente.

A pesquisa também evidencia disparidades no acesso à internet entre estudantes de escolas particulares (98,4%) e públicas (89,4%) em 2022, com uma diferença de 9 pontos percentuais.

Quanto aos meios de acesso, o celular é a forma preferida (98,9%), seguido pela televisão (47,5%), computador (35,5%) e tablet (7,6%). A pesquisa destaca uma mudança nos hábitos, com o uso de computador e tablet diminuindo em relação a 2016, enquanto a televisão mantém sua relevância, apesar de uma pequena queda.

A pesquisa também revela uma queda na presença de televisões nos lares brasileiros, de 95,5% em 2021 para 94,9% em 2022, e um aumento no número de domicílios com assinatura de serviços de streaming (43,4%).

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