Governo estabelece diretrizes para combater discriminação salarial entre gêneros

Ministério do Trabalho e Emprego publica regras para execução da Lei da Igualdade Salarial, exigindo relatórios anuais e introduzindo o Portal Emprega Brasil como ferramenta central.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

O governo, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, anunciou nesta segunda-feira (27) as diretrizes para implementação da Lei da Igualdade Salarial (14.611/2023). As novas regras, efetivas a partir de dezembro, estipulam que empregadores devem fornecer dados para relatórios anuais, a serem compilados pelo governo no Portal Emprega Brasil. Além disso, o Sistema de Escrituração Fiscal Digital (eSocial) será utilizado na coleta dessas informações.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A coleta de dados ocorrerá semestralmente, nos meses de março e setembro, com empregadores contribuindo com informações adicionais em fevereiro e agosto. Os relatórios resultantes serão publicados nos canais eletrônicos das empresas, garantindo acesso aos trabalhadores e ao público em geral.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em casos de identificação de irregularidades, as empresas terão 90 dias, após notificação da Auditoria-Fiscal do Trabalho, para elaborar um Plano de Ação contra Desigualdade Salarial e Critérios Remuneratórios, incluindo medidas, prazos e formas de mensurar resultados.

Embora uma nova regulamentação esteja em desenvolvimento para fiscalização, a lei já prevê penalidades, como multas substanciais para casos de discriminação salarial entre gêneros. Além disso, empresas ilegais estão sujeitas a indenizações por danos morais em situações de discriminação por sexo, raça, etnia, origem ou idade.

Destacando a importância da transparência, o governo definiu o aplicativo Carteira de Trabalho Digital como o canal principal para denúncias relacionadas à discriminação salarial e critérios remuneratórios.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!