Falece aos 91 anos o escritor e desenhista Ziraldo, criador do “Menino Maluquinho”

Ziraldo Alves Pinto, ícone da literatura infantil brasileira, deixa legado marcado pela genialidade e luta pela liberdade

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Neste sábado, aos 91 anos, o Brasil perdeu uma de suas figuras mais marcantes no universo da literatura e da arte. O escritor e desenhista Ziraldo faleceu enquanto dormia em seu apartamento no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro, conforme confirmado pela família. Sua obra, que encantou gerações, é um legado que perdurará por muitos anos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Ziraldo, mundialmente conhecido por ter dado vida ao “Menino Maluquinho” e outros personagens icônicos da “Turma do Pererê”, foi muito mais do que um simples contador de histórias. Ele foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, na década de 1960, um importante veículo de resistência à ditadura militar no Brasil.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O legado de Ziraldo ultrapassa fronteiras. Seus livros, como “Bichinho da Maçã”, “Flicts” e “Os Meninos Morenos”, conquistaram não só o coração das crianças, mas também o reconhecimento internacional, sendo traduzidos para diversos idiomas e adaptados para diferentes mídias.

Mineiro de Caratinga, Ziraldo começou sua jornada artística aos 7 anos, quando teve seu primeiro desenho publicado no jornal Folha de Minas. Desde então, sua paixão pela arte o levou ao Rio de Janeiro, onde construiu uma carreira multifacetada, deixando sua marca não apenas como escritor e desenhista, mas também como caricaturista, cartunista, ilustrador e jornalista.

A exposição interativa “Mundo Zira”, em homenagem à obra de Ziraldo, atualmente em exibição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro, é um testemunho do impacto duradouro de seu trabalho. Seu personagem mais famoso, o “Menino Maluquinho”, criado nos anos 1980 e inspirado em seu filho, conquistou o coração de milhões de crianças, tornando-se um símbolo da infância brasileira.

Apesar de sua contribuição inestimável para a cultura nacional, Ziraldo deixou de produzir textos e desenhos em 2018, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Seu legado, no entanto, continua vivo, especialmente através do Instituto Ziraldo, que está sendo estabelecido em seu antigo estúdio na Lagoa, zona sul do Rio de Janeiro.

Na televisão, Ziraldo deixou sua marca com programas como “Um Menino Muito Maluquinho”, apresentado em 2006, e “ABC do Ziraldo”, onde durante cinco temporadas incentivou jovens e crianças ao hábito da leitura em 189 episódios.

A partida de Ziraldo deixa um vazio na cultura brasileira, mas seu legado permanecerá como inspiração para as futuras gerações, lembrando-nos não apenas da importância da arte, mas também do poder transformador da imaginação e da criatividade.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!