As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil não realizarão atendimento presencial entre quarta-feira (28) e sexta-feira (30). A suspensão temporária acontece devido a um processo de atualização e modernização dos sistemas previdenciários, conduzido pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
De acordo com o instituto, a paralisação é necessária para promover melhorias estruturais nos sistemas, com foco em ampliar a estabilidade, a segurança e a eficiência dos serviços oferecidos à população. Durante esse período, nenhuma unidade física do INSS estará aberta para atendimento ao público.
Até a terça-feira (27), os canais remotos seguem funcionando normalmente. A plataforma Meu INSS, disponível por site e aplicativo, assim como a central telefônica 135, oferecem mais de 100 serviços digitais, incluindo requerimentos, consultas e acompanhamento de benefícios.
Veja também
No entanto, o INSS informou que, a partir das 19h do dia 27 até o dia 31 de janeiro, tanto o Meu INSS quanto a central 135 ficarão temporariamente indisponíveis. A interrupção também faz parte do cronograma de atualização tecnológica.
Para minimizar os impactos aos segurados, o instituto realizou atendimentos extras no último fim de semana. A ação teve como objetivo antecipar agendamentos e compensar a suspensão temporária do atendimento presencial nas agências.
Além disso, o INSS garantiu que os beneficiários que optaram por atendimento presencial terão seus atendimentos reagendados em dias úteis, assegurando o reencaixe sem prejuízo ao cidadão.
A recomendação é que os usuários acompanhem os comunicados oficiais e planejem seus atendimentos, priorizando os canais digitais antes do início da indisponibilidade dos sistemas.



