Ceará vai implantar sistema para rastreamento de celulares furtados e roubados

Ferramenta tecnológica auxiliará nos trabalhos policiais na recuperação de aparelhos que foram subtraídos em ações de criminosos.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) anunciou nesta sexta-feira (28) que vai implantar o Alerta Celular, o sistema servirá para rastrear aparelhos celulares que foram furtados e roubados durante ações criminosas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com a SSPDS, o secretário da pasta, Sandro Caron, participou na tarde de hoje (28), de uma reunião virtual com representantes da Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado de Pernambuco para tratar sobre o Sistema Celular. A ferramenta tecnológica auxiliará nos trabalhos policiais na recuperação de aparelhos que foram subtraídos em ações de criminosos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio; o coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará, Márcio Oliveira; o delegado geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira e coordenadores da SSPDS acompanharam a reunião. A apresentação do sistema foi conduzido por Jonas Moreno, superintendente de Gestão de Análise Criminal e Estatística da SDA de Pernambuco.

O Sistema irá funciona a partir do cadastro e monitoramento de celulares que foram roubados ou furtados com o objetivo de recuperar os dispositivos e devolvê-los aos donos. Após cadastrado, os dados estarão acessíveis a todos os policiais, tanto do policiamento ostensivo quando da parte investigativa. A medida visa impactar especialmente a redução dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) do Estado.

Ainda de acordo com a SSPDS, a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica estão em estágio avançado. Nos próximos dias, o termo deverá ser firmado. Jornas Moreno apresentou aos gestores as principais estratégias adotadas no uso do sistema, foram debatidas as melhores adaptações para a utilização do Alerta Celular no Estado do Ceará. “Esse é justamente um programa que pelo resultado que já deu em Pernambuco, a própria Polícia Militar e a Polícia Civil do Vesga estão aguardando implantarmos para termos melhores resultados”, disse Caron.

Em 2019, o secretário da SDS, Antônio de Pádua Cavalcanti, já havia comparecido às dependências da SSPDS, em Fortaleza (CE), para uma visita técnica e um intercâmbio de conhecimentos. À época, além de conhecer as tecnologias desenvolvidas pela pasta cearense, ele também apresentou os resultados alcançados pelo Alerta Celular em solo pernambucano.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!