25.1 C
Itapipoca

Nós Itapipoca

Ceará vai implantar sistema para rastreamento de celulares furtados e roubados

Ferramenta tecnológica auxiliará nos trabalhos policiais na recuperação de aparelhos que foram subtraídos em ações de criminosos.

Publicidade
Publicidade

mais lidas

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) anunciou nesta sexta-feira (28) que vai implantar o Alerta Celular, o sistema servirá para rastrear aparelhos celulares que foram furtados e roubados durante ações criminosas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com a SSPDS, o secretário da pasta, Sandro Caron, participou na tarde de hoje (28), de uma reunião virtual com representantes da Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado de Pernambuco para tratar sobre o Sistema Celular. A ferramenta tecnológica auxiliará nos trabalhos policiais na recuperação de aparelhos que foram subtraídos em ações de criminosos.

O secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio; o coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará, Márcio Oliveira; o delegado geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira e coordenadores da SSPDS acompanharam a reunião. A apresentação do sistema foi conduzido por Jonas Moreno, superintendente de Gestão de Análise Criminal e Estatística da SDA de Pernambuco.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Sistema irá funciona a partir do cadastro e monitoramento de celulares que foram roubados ou furtados com o objetivo de recuperar os dispositivos e devolvê-los aos donos. Após cadastrado, os dados estarão acessíveis a todos os policiais, tanto do policiamento ostensivo quando da parte investigativa. A medida visa impactar especialmente a redução dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) do Estado.

Ainda de acordo com a SSPDS, a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica estão em estágio avançado. Nos próximos dias, o termo deverá ser firmado. Jornas Moreno apresentou aos gestores as principais estratégias adotadas no uso do sistema, foram debatidas as melhores adaptações para a utilização do Alerta Celular no Estado do Ceará. “Esse é justamente um programa que pelo resultado que já deu em Pernambuco, a própria Polícia Militar e a Polícia Civil do Vesga estão aguardando implantarmos para termos melhores resultados”, disse Caron.

Em 2019, o secretário da SDS, Antônio de Pádua Cavalcanti, já havia comparecido às dependências da SSPDS, em Fortaleza (CE), para uma visita técnica e um intercâmbio de conhecimentos. À época, além de conhecer as tecnologias desenvolvidas pela pasta cearense, ele também apresentou os resultados alcançados pelo Alerta Celular em solo pernambucano.

COMENTE

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

últimas notícias

Publicidade
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!