Presidente Lula visita obras estratégicas de infraestrutura e segurança hídrica no Ceará

Ferrovia Transnordestina e Ramal do Salgado são cruciais para impulsionar o desenvolvimento regional e a logística nacional

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Nesta sexta-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Iguatu, no Ceará, para inspecionar duas importantes obras voltadas à melhoria da infraestrutura, segurança hídrica e logística do Brasil. Uma delas é a Ferrovia Transnordestina, que se estende por 1.206 quilômetros, conectando o sertão do Piauí ao porto de Pecém, no Ceará. Esta ferrovia, quando concluída, desempenhará um papel crucial no transporte de grãos, minérios, fertilizantes e combustíveis, impulsionando a economia regional e nacional.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Outra obra a ser visitada é o Ramal do Salgado, uma adição vital à transposição do Rio São Francisco. Com seus 36 quilômetros de extensão, o Ramal ligará Cachoeira dos Índios, na Paraíba, a Lavras de Mangabeira, no Ceará, proporcionando segurança hídrica para aproximadamente cinco milhões de pessoas em 54 municípios, que há tempos sofrem com a escassez de água durante períodos de seca.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além de fortalecer a segurança hídrica nessas regiões historicamente carentes, o Ramal do Salgado trará benefícios tangíveis para os habitantes locais. Estima-se que a redução de cerca de 100 km no percurso em comparação com outras rotas de derivação agilizará a transferência de vazões para o açude Castanhão, beneficiando tanto a Região Metropolitana de Fortaleza quanto cidades de médio porte, como Lavras da Mangabeira, Aurora, Cedro e Icó.

Já em relação à Ferrovia Transnordestina, o foco atual das obras está no trecho entre Acopiara e Quixeramobim, no Ceará, onde estão sendo realizadas intensas atividades de infraestrutura. Com investimentos significativos e a geração de empregos locais, a construção da ferrovia avança a passos largos, com previsão de gerar mais de 1,3 mil postos de trabalho na região.

Com mais de 90% de mão de obra local, as obras da Ferrovia Transnordestina têm um impacto econômico considerável, não apenas na criação de empregos, mas também no desenvolvimento das comunidades ao longo do trajeto. Com a assinatura da Ordem de Serviço pelo presidente Lula, o Ramal do Salgado recebe um impulso adicional, destacando o compromisso do governo em promover o crescimento inclusivo e sustentável em todo o país.

A Transnordestina, considerada estratégica para a logística regional e nacional, desempenhará um papel fundamental no escoamento de produtos da região do Matopiba, contribuindo para a redução dos custos logísticos e tornando os produtos brasileiros ainda mais competitivos no mercado global. Com a expectativa de investimentos e avanços significativos, essas obras representam um passo importante rumo ao desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!