Chuvas se intensificam no Ceará e há risco de temporais entre segunda e terça, aponta Funceme

Instabilidade atmosférica aumenta e pode provocar precipitações moderadas a fortes, com raios e rajadas de vento em várias regiões do estado.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

A previsão do tempo indica um cenário de maior instabilidade no Ceará entre esta segunda-feira (26) e a terça-feira (27), com risco de temporais em diferentes regiões do estado. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o período será marcado pelo aumento da nebulosidade e pela elevação da probabilidade de chuvas, algumas com intensidade moderada a forte.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nesta segunda-feira, o estado ainda vivencia um quadro de transição. O dia deve apresentar sol entre nuvens na maior parte do território cearense, com ocorrência de chuvas isoladas ao longo do dia. Mesmo de forma pontual, essas precipitações já indicam maior umidade no ar e a intensificação gradual da instabilidade atmosférica.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os maiores volumes de chuva previstos para esta segunda tendem a se concentrar na porção noroeste do Ceará durante a tarde e no sul do estado no período da noite. Embora irregulares, essas ocorrências podem vir acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas em pontos isolados.

A atenção maior, no entanto, está voltada para a terça-feira. Durante a madrugada e a manhã, as chuvas devem se intensificar principalmente na faixa litorânea e no sul do Ceará, com risco de temporais. Nesses períodos, as precipitações podem ocorrer com intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios e ventos mais intensos.

Ao longo da tarde, as áreas de instabilidade devem se deslocar para a porção noroeste do estado, mantendo o risco de chuvas mais volumosas e episódios de tempo severo em algumas localidades.

As condições meteorológicas estão associadas à combinação de efeitos locais com a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Esse sistema atmosférico, que se forma nas camadas mais altas da atmosfera, contribui para a organização de nuvens carregadas e favorece a ocorrência de chuvas mais intensas.

Atualmente, o centro do VCAN encontra-se entre o leste do Nordeste brasileiro e o Oceano Atlântico, na altura dos estados de Sergipe e da Bahia. A tendência é que o sistema avance em direção ao território baiano nas próximas horas, reforçando a instabilidade sobre o Ceará. Além disso, áreas de instabilidade vindas do Oceano Atlântico também colaboram para o cenário de chuva previsto.

Em Fortaleza e na Região Metropolitana, a segunda-feira deve ser marcada por sol com variação de nuvens e registro de chuvas isoladas, principalmente no período da manhã. Durante a tarde, a nebulosidade tende a diminuir, mas volta a aumentar à noite, quando há nova possibilidade de chuva.

Já entre a madrugada e a manhã de terça-feira, a previsão indica intensificação das precipitações na capital e nos municípios vizinhos, com risco de temporais, volumes elevados de chuva e possibilidade de descargas elétricas, concentrando o período de maior atenção para a região.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -