Abono salarial para nascidos em fevereiro começa a ser pago nesta sexta-feira (15)

Trabalhadores receberão R$ 1,77 bilhão neste mês; valores variam conforme dias trabalhados em 2022

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Começa a ser pago nesta sexta-feira (15) o abono salarial para os trabalhadores nascidos em fevereiro. O montante a ser distribuído neste mês atinge a marca de R$ 1,77 bilhão. Os valores a serem recebidos variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base de 2022.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal, o crédito será realizado automaticamente na conta bancária. Por sua vez, os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No caso de impossibilidade de abertura da conta digital, o saque poderá ser efetuado utilizando o cartão social e a senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências do banco.

Instituído pela Lei n° 7.998/90, o abono salarial corresponde ao valor máximo de um salário mínimo, a ser pago conforme calendário anual estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Este benefício destina-se aos trabalhadores que preenchem os requisitos previstos.

Os recursos para o pagamento têm origem no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), sendo a Caixa responsável pelo pagamento, enquanto a habilitação dos trabalhadores que têm direito ao benefício cabe ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2022, com uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Além disso, é necessário que os dados tenham sido corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas recebem o abono salarial na Caixa, enquanto aqueles que trabalham no setor público e possuem inscrição Pasep recebem o benefício no Banco do Brasil.

Quanto a dúvidas sobre o processamento das informações sociais do trabalhador (Rais/eSocial), identificação, concessão e valor do benefício, devem ser verificadas nos canais de atendimento do MTE, incluindo o aplicativo Carteira de Trabalho Digital e o portal Gov.br.

Para os trabalhadores nascidos em fevereiro, a Caixa disponibiliza a consulta às informações do pagamento através dos seguintes canais: aplicativo Caixa Tem, aplicativo Caixa Trabalhador e Portal Cidadão.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!