Forró é oficialmente reconhecido como parte essencial da cultura brasileira

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Nesta terça-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que reconhece o forró como uma manifestação legítima da cultura nacional. Essa decisão histórica segue a aprovação unânime do projeto na Câmara dos Deputados e no Senado, solidificando o status do forró como uma das joias musicais do Brasil.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com o projeto de lei, o forró é considerado um dos gêneros musicais mais autênticos e tradicionais do país, com raízes profundas na Região Nordeste. Nasceu da criativa fusão de diversos ritmos nordestinos, como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote, e já possui uma rica história de aproximadamente sete décadas. Em 2021, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já havia declarado as matrizes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil, destacando sua importância histórica e cultural.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A assinatura do projeto contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do deputado federal Zé Neto (PT-BA), autor da proposta, e da senadora Teresa Leitão (PT-PE), que desempenhou um papel fundamental como relatora do projeto no Senado.

O deputado Zé Neto expressou sua alegria nas redes sociais, afirmando: “Um passo gigantesco para o nosso forró nordestino, que passará a ter muito mais grandeza, respeito e possibilidade de fazer parte das políticas públicas em nosso país”. Esse reconhecimento oficial é um marco para a preservação e promoção do forró, um dos maiores tesouros culturais do Brasil.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!