Atriz Aracy Balabanian falece aos 83 anos, deixando um legado na televisão e no teatro brasileiro

Carreira de 50 anos incluiu mais de 30 novelas e papéis memoráveis em programas de TV, como "Sai de Baixo"

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 Min Read
- PUBLICIDADE -

Na manhã desta segunda-feira (7), a atriz Aracy Balabanian, conhecida por sua icônica presença em mais de 30 novelas e peças de teatro, faleceu aos 83 anos na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. A triste notícia foi confirmada pela própria clínica, que lamentou a perda de uma artista tão querida. A causa da morte não foi revelada, e a família não autorizou a divulgação de detalhes adicionais.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Filha de uma família de origem armênia, Aracy Balabanian nasceu em 22 de fevereiro de 1940, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Desde a adolescência, ela alimentava o sonho de se tornar atriz, ingressando no Teatro Paulista do Estudante enquanto ainda frequentava a escola em São Paulo. Sua paixão pela arte a levou a cursar Arte Dramática na Universidade de São Paulo (USP), apesar das resistências de seu pai.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em 1963, aos 23 anos, Balabanian deu início à sua trajetória no Teatro Brasileiro de Comédia, com participações em espetáculos notáveis, incluindo “Os Ossos do Barão”. Sua estreia na televisão ocorreu ainda na década de 50, trabalhando em produções como “Marcados pelo Amor” na TV Record e novelas na extinta TV Tupi.

Foi nos anos 70 que Aracy Balabanian conquistou o público ao estrear na TV Globo, participando de sua primeira novela, “O Primeiro Amor”, em 1972. Ao longo dos anos, ela se destacou em diversas produções na emissora carioca, consolidando sua carreira e se tornando uma figura emblemática na televisão brasileira. Sua versatilidade também a levou aos palcos teatrais, onde sua presença cativava o público.

Um dos papéis mais marcantes de Balabanian foi o da socialite Cassandra no humorístico “Sai de Baixo” (1996-2002), programa que se tornou um marco na comédia brasileira. Sua atuação repleta de improvisação e risadas espontâneas conquistou o público e fez dela uma das atrizes mais queridas do país.

A atriz encerrou sua carreira na televisão em 2019, participando do especial de fim de ano “Juntos a Magia Acontece”. Sua contribuição artística e sua presença carismática continuarão sendo lembradas por gerações.

A partida de Aracy Balabanian deixou uma lacuna na indústria do entretenimento brasileiro. Amigos, colegas de profissão e admiradores manifestaram suas homenagens nas redes sociais. O ator Miguel Falabella, parceiro de Aracy em “Sai de Baixo”, expressou seu carinho e gratidão pela amiga e colega de trabalho. A atriz Beth Goulart ressaltou a importância de Balabanian como um ícone geracional e como uma referência no mundo da atuação.

A despedida de Aracy Balabanian também foi sentida nas esferas políticas e institucionais. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, enalteceu a trajetória da atriz como pioneira na televisão brasileira e destacou sua habilidade em fazer as pessoas rirem. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, lembrou do brilhantismo de Balabanian e enfatizou que seu legado continuará vivo na história do país.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!