Tragédia na China: Terremoto de magnitude 6,2 deixa rastro de destruição e luto em Gansu

Vilarejos remotos sofrem com desabamentos, feridos e temperaturas congelantes após o abalo sísmico devastador

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Uma catástrofe de proporções devastadoras atingiu a província de Gansu, no noroeste da China, na noite desta segunda-feira (18). Um terremoto de magnitude 6,2 abalou a região, deixando um saldo trágico de pelo menos 126 mortos e centenas de feridos, além de causar o colapso de inúmeras moradias, especialmente as construídas com terra e argila.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O vilarejo de Dahe emergiu como uma das áreas mais atingidas, conforme relatado pela mídia estatal chinesa que conseguiu chegar ao local. Testemunhas descreveram a cena como desoladora, com muitas residências em iminente risco de desmoronamento ou já reduzidas a escombros. Um idoso, sendo retirado de sua casa danificada, expressou o assombro: “Vivo há mais de 80 anos e nunca tinha visto um terremoto tão grande”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os estragos se estendem a mais de 155 mil casas em Gansu, que sofreram danos consideráveis ou foram completamente destruídas. O epicentro do terremoto foi registrado às 23h59, a uma profundidade de 10 quilômetros, no condado de Jishishan, em Gansu, a apenas 5 km da fronteira com a província de Qinghai, onde também foram sentidos tremores intensos.

A resposta das autoridades não demorou. Serviços de emergência foram mobilizados para lidar com estradas destruídas, infraestruturas danificadas, deslizamentos de terra e até mesmo o soterramento de um vilarejo por lodo. No entanto, o trabalho de resgate enfrenta desafios significativos, com temperaturas abaixo de zero após uma onda de frio atingir a região.

A província de Gansu conta com o apoio de cerca de 2.200 bombeiros, 900 membros da brigada florestal e 260 profissionais de resgate de emergência. Além disso, centenas de militares e policiais foram enviados para a área do desastre, conforme informações da agência de notícias Xinhua.

Os terremotos são recorrentes em regiões como Gansu, situada na fronteira nordeste do planalto tectonicamente ativo de Qinghai-Tibetan. Este trágico evento revive a memória do terremoto de 2008 em Sichuan, que, com magnitude 8, resultou na perda de quase 70 mil vidas. Até o momento, as autoridades confirmam 113 mortes em Gansu e 536 feridos, enquanto em Qinghai, pelo menos 13 pessoas perderam a vida, e 182 ficaram feridas. Oficialmente, 20 pessoas ainda estão desaparecidas, agravando a dimensão desta terrível tragédia.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!