Fumaça branca surgiu no início da tarde desta quinta-feira (8) da chaminé instalada sobre a Capela Sistina, indicando ao mundo que os 133 cardeais reunidos no Vaticano chegaram a um consenso e elegeram o novo papa da Igreja Católica. O momento simbólico, que marca o fim do conclave, provocou euforia entre os milhares de fiéis que acompanham a escolha do pontífice diretamente da Praça de São Pedro.
A decisão ocorreu após a terceira votação do dia e a quarta votação geral, iniciada na quarta-feira (7). O conclave, realizado em segredo absoluto, seguiu os rituais centenários que regem a escolha do líder espiritual de mais de um bilhão de católicos ao redor do planeta.
Veja também
Segundo o Vaticano, o nome do novo papa ainda não foi revelado, mas a expectativa é que ele apareça “em breve” na tradicional janela central da Basílica de São Pedro para saudar os fiéis e proferir sua primeira bênção apostólica como sucessor de São Pedro.
Enquanto aguardam o anúncio oficial e a primeira aparição pública do novo pontífice, os fiéis celebram, entoam cânticos e expressam emoção pelo momento histórico. O clima de fé e esperança domina o cenário, que é acompanhado também por milhões de pessoas ao redor do mundo por meio das transmissões ao vivo.