Leishmaniose em humanos no município de Itapipoca

Também conhecida como calazar, a doença é provocada pelos parasitas unicelulares do gênero Leishmania, um protozoário.

Publicidade

Mais lidas

Neste ano, já foram notificados nove casos de leishmaniose visceral em humanos em Itapipoca. Duas pessoas morreram vítimas da doença, segundo a Secretaria da Saúde (Sesa). No ano passado, foram registrados dois óbitos. Nos últimos 3 anos, o aumento no número de casos confirmados da doença tem chamado a atenção da Secretaria de Saúde do Município.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Também conhecida como calazar, a doença é provocada pelos parasitas unicelulares do gênero Leishmania, um protozoário. É transmitida ao homem somente pelo flebótomo ou mosquito-palha. Se não tratada, pode evoluir para a morte em mais de 90% dos casos.

A doença apresenta como sintomas, nos seres humanos, febre irregular, por muito tempo, problemas respiratórios, diarreia, aumento do abdômen, anemia e, em casos mais graves, sangramento na boca e no intestino.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Foi com esses sintomas que o irmão da agricultora Cleonice Martins dos Santos deu entrada no Hospital de Itapipoca. “Houve uma demora no diagnóstico. Um dia amanheceu muito ruim, piorou e foi transferido para o Hospital São Camilo, em Fortaleza, onde passou 18 dias, mas os órgãos já estavam comprometidos, no dia 24 de janeiro, morreu”, lamenta.

Segundo o boletim da Sesa, sobre leishmaniose em pessoas, o Estado já contabilizou 116 casos, com 13 mortes neste ano. A Capital, Fortaleza, lidera em número de casos (22) e mortes (5), seguida por Itapipoca com nove casos e duas mortes. O terceiro município com maior número de registros é Abaiara (7), que registrou também uma morte.

No ano passado, do total de 350 notificações no Ceará, dez saíram de Itapipoca, também com duas mortes. Segundo o coordenador de Saúde Regional do Município, Mário Couto, no geral, a maioria dos infectadas são crianças, entre 1 a 9 anos, da periferia das cidades, indivíduos que ainda não têm o sistema imunológico completo. Ele destaca também que só se contrai o calazar pela picada dos Flebotomíneos infectados e o cão também é vítima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!