Corpo de Bombeiros realiza palestras educativas em Itapipoca

Palestras educativas foram realizadas nesta quinta-feira (26)

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Nesta quinta-feira (26), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros, realizou palestras educativas na cidade de Itapipoca.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, situado na Localidade de Deserto, o tema abordado foi “Primeiros Socorros a Vítimas de Afogamento”. Os Soldados Erisvando, Paulo Júnior e Gleicyane, demostraram como o Corpo de Bombeiros atua na prevenção de afogamentos em todo o Estado do Ceará, principalmente em épocas de alta estação como carnaval e semana santa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Foram apresentados os materiais usados no serviço de guarda-vidas, com uma demonstração prática das técnicas de resgate e salvamento de vítimas de afogamento e os primeiros socorros a serem aplicados de acordo com o grau do afogado.

Na Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa, situada no Bairro Fazendinha, o TEN William, SD Andrade, SD Dário, SD Lindoelson, SD Jordy, apresentaram aos alunos a teoria da combustão, a diferença entre fogo e incêndio, os princípios básicos para haver fogo e como controla-lo. Foi demonstrada a teoria do triângulo do fogo, apresentando de forma didática os elementos necessários para a combinação químico-física perfeita para que haja a produção do fogo – COMBUSTÍVEL, CALOR E COMBURENTE. Foi explanado, também, a respeito do elemento constituinte do tetraedro do fogo, a reação em cadeia.

Os palestrantes também discorreram sobre os tipos de propagação do incêndio ( condução, convecção e irradiação) e os fenômenos extremos do fogo ( roloover, flashover, brackdreft). Foi enfatizada a importância dos bombeiros e da população terem conhecimento desses fenômenos, que podem causar mais acidentes dentro do próprio sinistro em andamento.

Na instrução prática foi exposto todo o Equipamento de Proteção Individual – EPI e Equipamento de Proteção Respiratória – EPRA, a fim de demonstrar o cotidiano do trabalho desenvolvido pela Corporação. Foram selecionados voluntários para fazer a equipagem e ter a experiência de sentir o peso e o calor do EPI.

Além disso, foi realizada uma instrução sobre vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo – GLP, mencionando os cuidados e as atitudes necessárias em caso de vazamento com fogo e sem fogo.

Por último, foi apresentado aos ouvintes os tipos de jato utilizados no combate a incêndio e explanado qual tipo de jato específico para cada situação.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!