Polícia Militar do Ceará apreende 18 canários-da-terra criados ilegalmente em residência de Itapipoca

Ação ocorreu após denúncia e animais foram encaminhados à Delegacia Regional

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 Min Read
- PUBLICIDADE -

Neste sábado (20), em uma operação baseada em informações da Coordenadoria de Inteligência (COIN) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu 18 canários-da-terra que eram criados ilegalmente em gaiolas, em uma residência localizada em Itapipoca.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Por volta das 8h, os militares do BPMA chegaram à residência do indivíduo denunciado, que fica no bairro Fazendinha. Ao perceberem a ausência do suspeito, os policiais foram recebidos pela esposa dele, que consentiu com a entrada da equipe e autorizou uma vistoria no local.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Durante a inspeção, constatou-se que os pássaros silvestres estavam sendo mantidos em cativeiro de forma ilegal. Diante disso, os animais foram recolhidos e encaminhados à Delegacia Regional de Itapipoca, juntamente com a identificação do proprietário da residência. Na delegacia, foi registrado um Boletim de Ocorrência sobre o caso.

A criação e a comercialização de animais silvestres sem a devida autorização dos órgãos competentes configuram crime ambiental, de acordo com a Lei nº 9.605/98. A pena para essa prática pode variar de seis meses a um ano de detenção, além de multa.

As aves apreendidas serão submetidas a uma avaliação veterinária para verificar sua condição de saúde e posteriormente serão encaminhadas a um centro de reabilitação ou, se possível, reintegradas à natureza.

A ação da PMCE reforça o compromisso das autoridades em combater o tráfico de animais silvestres e proteger a fauna do estado. A população é incentivada a denunciar casos de criação ilegal ou tráfico de animais por meio dos canais disponibilizados pelos órgãos competentes, contribuindo para a preservação da biodiversidade e o bem-estar dos animais.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!