Moradores de Itapipoca têm diversão garantida nas férias com a Mostra Itinerante de Cinema CINE+

Filmes educativos e voltados para todas as idades são exibidos gratuitamente em diversos distritos e bairros até 4 de agosto

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
5 Min Read
- PUBLICIDADE -

Itapipoca está oferecendo aos seus moradores uma programação cultural e divertida para aproveitar as férias de forma especial. A Mostra Itinerante de Cinema do CINE+ chegou ao município no dia 17 de julho e já realizou sessões em mais de 20 locais, levando entretenimento e conhecimento às comunidades. Com acesso gratuito, a iniciativa visa principalmente ao público infantil, mas também promove filmes para todas as idades, tornando-se uma opção de lazer para toda a família.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As exibições dos filmes acontecem até o dia 04 de agosto, e a programação contempla diversos distritos e bairros da cidade. Na terça-feira, 01 de agosto, a Associação dos Moradores da Comunidade Violete recebe a tela de cinema, com sessão de filmes às 19h. Na quinta-feira, dia 03, as exibições acontecerão em dois locais: às 15h na Comunidade Lagoa da Cruz e às 19h no CRAS da Comunidade Lagoa das Pedras dos Rodrigues. Encerrando a programação, na sexta-feira, 04/08, às 9h30, o CRAS da Comunidade Ipu será o ponto de exibição.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os filmes apresentados têm um caráter educativo e são selecionados especialmente para proporcionar aprendizado e diversão ao público infantil. Alguns dos filmes em exibição são “L.A.P.A” (2007), dos diretores Cavi Borges e Emílio Domingos; “Vida de Balconista” (2009), de Cavi Borges e Pedro Di Monteiro; e “Sonho de Rui” (2019), de Cavi Borges e Ulisses Mattos. Após cada sessão, um bate-papo sobre os filmes é realizado com os moradores da comunidade, estimulando a interação e reflexão sobre as produções.

A Mostra Itinerante de Cinema do CINE+ em Itapipoca é parte integrante do Plano Estratégico de Exibição Audiovisual da Rede CINE+, uma iniciativa do Instituto BR e Quitanda Soluções Criativas em parceria com a Secretaria da Cultura de Itapipoca. Seu objetivo é promover o acesso à cultura, além de incentivar a formação humanística e educacional através do audiovisual.

Essa ação coletiva e participativa visa preparar o público para a inauguração do Complexo da Rede CINE+, prevista para outubro deste ano. Localizado na rua Dom Aureliano Matos, ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro da Cidade, o Complexo CINE+ será a primeira sala pública multiuso de cinema da cidade. Com capacidade para 100 lugares, o novo espaço cultural foi projetado para garantir o acesso de todos, contando com rampas, piso podotátil, guarda corpo e sinalização para facilitar o livre deslocamento.

A programação do Complexo CINE+ será voltada para filmes autorais brasileiros, especialmente aqueles ligados aos direitos humanos e à educação. Além das exibições cinematográficas, o local servirá como espaço para ações formativas e apresentações artísticas de diversas linguagens, proporcionando um ambiente completo para a comunidade desfrutar de lazer e cultura. Haverá também uma área de conveniência externa, com banheiros, lanchonetes e pipoqueira, visando proporcionar o máximo de conforto e comodidade aos espectadores.

O CINE+ é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca, com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero. O apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult Ceará, e o agradecimento à Enel por seu apoio também são destacados nessa iniciativa.

A empresa Quitanda Soluções Criativas, que realiza o projeto, tem uma sólida atuação no mercado de negócios de impacto, especialmente nas áreas de cultura, arte e educação. Com expertise em projetos do setor de Negócios Sociais e Economia Criativa, a empresa tem se destacado no desenvolvimento de tecnologias sociais inovadoras e sustentáveis. Ao longo dos anos, ela vem promovendo diversos projetos transformadores em vários estados brasileiros, impactando a vida de milhares de artistas e plateias com festivais como ELOS, Acordes do Amanhã, Rede de Dança, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Escolas Criativas, CINE+ e LAB Cidades Criativas.

Com a Mostra Itinerante de Cinema do CINE+ levando o entretenimento e a cultura para as comunidades de Itapipoca, a cidade se prepara para inaugurar o Complexo da Rede CINE+, um novo marco cultural que promete enriquecer a vida dos moradores com diversas opções de lazer e conhecimento por meio do cinema e outras manifestações artísticas. Essa iniciativa reforça o poder do audiovisual como uma ferramenta pedagógica poderosa, contribuindo para o desenvolvimento crítico, criativo e socioemocional de todos os indivíduos.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!