Última Semana do Praieira – Festival da Cultura Litorânea em Itapipoca

Evento gratuito destaca música à beira-mar, gastronomia, artesanato e vivências culturais

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 Min Read
- PUBLICIDADE -

O Praieira – Festival da Cultura Litorânea chega à sua última semana com uma programação diversificada e vibrante na Praia da Baleia, em Itapipoca, no litoral oeste do Ceará. Desde o dia 2 de outubro, o evento tem encantado visitantes e locais com a autenticidade e diversidade da cultura costeira. Além de expor a riqueza das tradições, danças, músicas, cultura alimentar e artesanato, o festival oferece vivências culturais em uma das mais belas praias do estado. Melhor ainda, a entrada é gratuita!

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Ministério da Cultura e a DASS apresentam o Praieira, que é financiado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do SEBRAE e da Tuboarte, parceira da BG Soluções, e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Itapipoca. O evento é uma realização da Iluminura Produtora Cultural, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na reta final do festival, a música ganha destaque com shows à beira-mar, apresentados por artistas cearenses. As apresentações musicais ocorrem a partir de quinta-feira (2) até sábado (4), na Praça da Praia da Baleia, com atrações como Rabecacello, Dona Zefinha, Los Cupinchas, Fladiana e Banda, Pife pro Mundo, DJ Indira Marley, e banda Donaleda.

Além das atrações musicais, o Praieira oferece grupos como Coco do Iguape do Mestre Casueira, Grupo Parente Torém, Balanço do Coqueiro, Banda da Escola do Campo e As Defensoras da Mãe Terra, bem como apresentações de dança, incluindo o Coletivo Balé Baião Jovem, Cia. Ikannús de Danças Urbanas, Arreios Cia. de Dança e Dança do Coco da Lagoa.

O festival também destaca a gastronomia e o artesanato, com a Feira de Artesanato e Cultura Alimentar de quinta (2) a sábado (4). Os visitantes terão a oportunidade de apreciar produtos exclusivos e genuínos, refletindo a cultura e a identidade das comunidades costeiras. Pratos típicos e autênticos das comunidades, como frutos do mar e iguarias regionais, também estarão disponíveis.

Uma ação especial no âmbito da cultura alimentar é a “Mãos que Alimentam”. Durante três dias, o festival levará os visitantes a territórios onde mulheres com dons culinários têm alimentado suas famílias por gerações. Essa jornada de descoberta e conexão com as tradições gastronômicas e culturais profundamente enraizadas permitirá que os visitantes mergulhem na riqueza dos sabores locais.

A programação inclui visitas às anfitriãs, como a artesã, marisqueira e cozinheira Maria José Nascimento (Zélia) na Praia da Baleia, a cozinheira Bete Nascimento em Barra do Córrego e uma Etno-vivência da Cultura Alimentar Tremembé com As Mulheres Cunhã Porã Tremembé, no Ponto de Cultura Recanto dos Encantados, Território Indígena Tremembé da Barra do Mundaú (Itapipoca).

Além disso, o festival oferece ações esportivas e vivências culturais. Uma roda de conversa sobre o projeto “Carretilhando”, que explora a história do surf no Ceará, acontece na terça-feira, 31 de outubro, no Estaleiro. Na quarta-feira, 1º de novembro, na Praça da Baleia, será realizada a roda de conversa “História de Pescador”, onde serão compartilhadas experiências e aventuras ligadas ao mar.

O Praieira – Festival da Cultura Litorânea continua encantando moradores e visitantes com sua programação rica e diversificada. Não perca a oportunidade de vivenciar essa celebração da cultura costeira do Ceará, que acontece de 2 a 4 de novembro, a partir das 17h, na Praça da Praia da Baleia. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (85)98850-0006, ou siga o evento no Instagram: @praieirafestival. Você também pode obter mais detalhes no site oficial: https://praieirafestival.nicepage.io/.

Programação sujeita a alterações. Não perca essa oportunidade de mergulhar na riqueza da cultura litorânea do Ceará!

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!