Parceria entre BYD Brasil e JV Gera + Raízen mantém em operação usina solar em Itapipoca

Unidade em Itapipoca gera 6,5 milhões de kWh por ano, abastecendo mais de 5.400 pessoas e contribuindo para a redução de mais de 8 mil toneladas de CO₂ em 30 anos.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

Uma importante parceria entre a BYD Brasil e a JV Gera + Raízen (RGD) mantém em operação a usina solar de Betânia, localizada às margens da rodovia CE-085, em Itapipoca. A unidade, que integra um conjunto de nove usinas instaladas em quatro estados brasileiros, gera cerca de 6,5 milhões de kWh por ano — energia suficiente para abastecer mais de 5.400 pessoas mensalmente, considerando o consumo médio residencial de 300 kWh.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A usina de Betânia ocupa uma área de 5,5 hectares e possui 5.264 módulos fotovoltaicos. Durante a construção, foram criados 125 empregos temporários, priorizando a mão de obra local e promovendo desenvolvimento econômico na região. Além da geração de energia limpa, a operação da usina contribui para a redução estimada de 8.249 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) ao longo de 30 anos — um impacto ambiental positivo equivalente ao plantio de mais de 58 mil árvores.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo Sócrates Rodrigues, Diretor de Projetos da BYD do Brasil, “essa parceria faz parte da missão da BYD de acelerar a transição energética para uma matriz mais limpa e acessível, contribuindo para a redução da temperatura global. A energia solar é fundamental para esse futuro sustentável e estamos na vanguarda desse processo, oferecendo projetos com engenharia avançada e soluções completas ‘turn-key’.”

A BYD e a JV Gera + Raízen estendem essa iniciativa para outras regiões, com usinas também em Amontada, Boa Viagem (ambas no Ceará), Ceará-Mirim (Rio Grande do Norte), Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro) e Santarém (Pará). Juntas, essas nove unidades têm capacidade para gerar mais de 59 milhões de kWh por ano, abastecendo aproximadamente 48 mil pessoas e evitando a emissão de mais de 74 mil toneladas de CO₂ na atmosfera durante três décadas.

Além da geração de energia sustentável, as usinas contam com sistemas para reaproveitamento da água da chuva, estruturas com rastreadores solares para otimização da captação de luz, monitoramento remoto 24 horas e bancos de baterias que garantem a continuidade da operação mesmo em casos de interrupção do fornecimento pela concessionária local.

André Castro, CEO da RGD JV da Gera com a Raízen, reforça que “estamos muito satisfeitos com a parceria estabelecida com a BYD para implantação desses projetos e confiantes nas futuras oportunidades no setor de energia solar, eletrificação e armazenamento de energia.”

A BYD é líder no mercado nacional de módulos fotovoltaicos, com forte atuação em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil. A empresa mantém unidade industrial em Campinas (SP), onde desenvolve inovação e testes para garantir a qualidade e a durabilidade de seus produtos. Além da energia solar, a BYD é reconhecida globalmente pela fabricação de veículos elétricos e híbridos, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a redução dos impactos ambientais.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!