A semifinal da Taça Fares Lopes, que teve Tirol e Fortaleza, foi palco de uma grande notícia para o futebol do interior: o Time do Pirambu está garantido na Copa do Brasil de 2026. A vaga direta é concedida ao campeão da taça, mas, como os outros três semifinalistas (Fortaleza, Ceará e Maracanã) já possuem classificação para o torneio nacional via Campeonato Cearense, a vaga foi repassada ao Tirol, o único que ainda não tinha sua presença confirmada.
Com isso, o Tirol fará sua estreia na competição nacional e terá a chance de lutar por uma premiação milionária. No momento, o futebol cearense tem quatro representantes garantidos na Copa do Brasil de 2026: Ceará (campeão estadual), Fortaleza (vice), Maracanã (3º colocado) e Tirol (vaga Fares Lopes).
A chave para o Sonho Itapipoquense
No entanto, este cenário pode se expandir e, com isso, abrir as portas para o Itapipoca. Tudo depende do desempenho de Ceará e Fortaleza no Campeonato Brasileiro Série A de 2025, cuja permanência na elite garante vaga direta na Copa do Brasil do ano seguinte.
Veja também
Se um ou ambos os times cearenses se mantiverem na Série A, as vagas destinadas ao estado na Copa do Brasil aumentam. E é aí que a equipe do Itapipoca entra na dança.
Entenda os cenários possíveis
· Cenário 1: Apenas um se salva – Se apenas Ceará ou Fortaleza garantir a permanência, o Ferroviário (4º colocado do Cearense) herdará a vaga extra.
· Cenário 2: Os dois se salvam (o cenário que coloca o Itapipoca na rota da Copa do Brasil)
Se Ceará e Fortaleza permanecerem na Série A em 2026, o número de vagas destinadas ao Estado na Copa do Brasil aumenta, alterando toda a composição dos classificados. Nesse cenário, as vagas obtidas pelo Campeonato Cearense avançam na ordem de classificação geral.
Assim, os representantes seriam:
- Ceará – vaga garantida pela Série A;
- Fortaleza – vaga garantida pela Série A;
- Maracanã – classificado pelo 3º lugar no Campeonato Cearense;
- Ferroviário – classificado pelo 4º lugar no Estadual;
- Tirol – herdando vaga pelo 5º lugar no Estadual;
- Itapipoca – beneficiado pela redistribuição da Taça Fares Lopes.
O motivo: como o Tirol, originalmente classificado pela Taça Fares Lopes, herdaria vaga via Estadual, a vaga da Fares Lopes seria automaticamente repassada ao Itapipoca, já que todos os demais semifinalistas da competição (Fortaleza, Ceará e Maracanã) já estariam previamente classificados para a Copa do Brasil de 2026.
Resumo das Vagas Cearenses na Copa do Brasil 2026:
Situação Classificados
Cenário Atual Ceará, Fortaleza, Maracanã, Tirol
Se 1 time na Série A Ceará/Fortaleza, Maracanã, Tirol, Ferroviário
Se 2 times na Série A Ceará, Fortaleza, Maracanã, Ferroviário, Tirol, Itapipoca
Enquanto a torcida do Tirol já comemora sua inédita classificação, os torcedores do Itapipoca agora têm um motivo extra para torcer por Ceará e Fortaleza no Brasileirão. A campanha dos dois gigantes em 2025 não decidirá apenas seus destinos, mas também pode escrever um capítulo histórico para o futebol de Itapipoca, que vive na expectativa de um convite indireto para a maior competição de clubes do país.



