Ex-presidente Jair Bolsonaro recorre da condenação à inelegibilidade pelo TSE

Recurso alega erros e contradições na decisão que o condenou por atacar sistema de votação durante reunião com embaixadores

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

Nesta segunda-feira (7), o ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou um recurso perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contestando a decisão que o condenou à inelegibilidade por um período de oito anos, emitida em junho. O TSE havia julgado a conduta de Bolsonaro durante uma reunião realizada no Palácio da Alvorada, em julho do ano passado, na qual ele fez críticas ao sistema eletrônico de votação. A legalidade dessa reunião foi questionada pelo PDT.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O recurso, conhecido como “embargos de declaração”, tem como objetivo apontar eventuais erros ou contradições presentes no acórdão do julgamento original. O documento, que totaliza 433 páginas e foi publicado na semana passada, contém a íntegra do julgamento, incluindo os votos dos ministros e as justificativas que levaram à decisão.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A defesa de Bolsonaro protocolou os embargos de declaração no TSE no início da noite de segunda-feira. No entanto, não há um prazo definido para que o tribunal avalie e julgue o recurso. Caso a condenação seja mantida ou não haja uma resposta satisfatória por meio dos embargos, os advogados do ex-presidente podem recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Curiosamente, a questão se torna ainda mais complexa devido à sobreposição de membros entre o TSE e o STF. Três dos sete ministros que compõem o TSE também são integrantes do Supremo Tribunal Federal, o que significa que eles poderiam participar do julgamento de um eventual recurso apresentado pela defesa de Bolsonaro.

Segundo as regras internas da Corte, os ministros do TSE não ficam automaticamente impedidos de julgar questões constitucionais provenientes desse tribunal eleitoral. Isso adiciona uma camada de complexidade ao processo, uma vez que os mesmos magistrados poderiam ter um papel duplo no julgamento de questões relacionadas ao caso.

Em resumo, o ex-presidente Jair Bolsonaro está buscando reverter a sua condenação à inelegibilidade por meio de um recurso no TSE. Esse recurso, conhecido como embargos de declaração, alega erros ou contradições na decisão original do tribunal. Caso não haja um desfecho favorável, a possibilidade de um recurso ao STF ainda está em jogo, levando em consideração a sobreposição de ministros entre as duas instâncias judiciais.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!