Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe para toda a população com mais de 6 meses

Objetivo é expandir cobertura vacinal contra a doença

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 Min Read
- PUBLICIDADE -

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (12) a ampliação da campanha de vacinação contra a gripe. A partir da próxima segunda-feira (15), toda a população brasileira com mais de 6 meses poderá receber a dose. O objetivo da medida é aumentar a cobertura vacinal antes do inverno, período em que as infecções respiratórias tendem a se intensificar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Até o momento, 21 milhões de pessoas foram imunizadas, o que representa cerca de 30% do grupo prioritário. Com a ampliação, os estados e municípios poderão usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, de acordo com as realidades de cada região.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente foram distribuídas para todo o país. Produzida pelo Instituto Butantan, a vacina é segura e não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. A composição e a concentração de antígenos são atualizadas todos os anos conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A vacinação contra a gripe estava sendo aplicada apenas no público prioritário, formado por idosos, crianças, gestantes, puérperas, imunossuprimidos, indígenas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, profissionais de transporte coletivo e portuários, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, trabalhadores das forças armadas e do sistema prisional e população privada de liberdade.

A imunização é fundamental porque reduz a carga da doença, sobretudo em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde. Até o fim de abril, pelo menos 253 mortes por gripe foram confirmadas no país.

São Paulo

Em São Paulo, apenas 26% do público prioritário foi vacinado até o momento. A vacinação está disponível para todos os grupos elegíveis e em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) e assistências médicas ambulatoriais (AMAs)/UBS Integradas. Com o início do inverno, a vacinação pode ajudar a minimizar os sintomas respiratórios e evitar internações. Mais informações sobre os postos podem ser encontradas no Sistema de Localização de Estabelecimentos de Saúde da Rede SUS do Município de São Paulo e no De Olho na Fila.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -

Conteúdo protegido!

 

Você não tem permissão para copiar/reproduzir nosso conteúdo!

Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!