A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) está promovendo ao longo deste mês a campanha Abril Lilás, com o objetivo de alertar a população sobre um tipo de tumor que afeta predominantemente homens jovens em idade reprodutiva, na faixa dos 15 aos 35 anos.
Segundo Karin Anzolch, diretora de Comunicação da SBU e coordenadora da campanha, o câncer de testículo, ao contrário de outros tumores urológicos associados ao envelhecimento, é característico de homens jovens, com o pico de incidência já na adolescência. Anzolch ressalta a importância do autoexame, destacando que o testículo é um órgão externo e palpável, cujo diagnóstico precoce é fundamental para a cura, alcançando índices de até 95% de sucesso quando identificado na fase localizada.
O autoexame, que deve ser realizado preferencialmente durante o banho ou em frente ao espelho, é uma prática simples que pode fazer a diferença. A campanha também aborda a importância da sensibilização dos jovens sobre a observação de alterações nos testículos, como nódulos, mudanças de tamanho ou dor abdominal, na virilha ou no escroto.
Veja também
Anzolch alerta que sintomas do câncer de testículo podem ser confundidos com outras condições, como inflamações ou torções testiculares, enfatizando a importância da avaliação por um urologista diante de qualquer alteração. Além disso, a campanha visa esclarecer sobre a torção do testículo, uma emergência médica que requer atenção imediata.
Com base nos dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), que apontam mais de 3,7 mil mortes por câncer de testículo no Brasil entre 2012 e 2021, a SBU destaca a necessidade de conscientização e educação da população e dos profissionais de saúde. A campanha Abril Lilás será marcada por lives nas redes sociais (@portaldaurologia), visando esclarecer dúvidas e sensibilizar sobre os sinais de alerta dessa doença que, quando diagnosticada precocemente, é altamente curável.